Fernando Gomes eleito por aclamação para o FIFA Council

Congresso reelege Ceferin presidente da UEFA
Fernando Gomes, foi eleito por unanimidade e aclamação para um mandato de quatro anos no FIFA Council. Na votação que decorreu durante o 47.º Congresso da UEFA o presidente da FPF mereceu os aplausos de pé dos delegados que marcaram presença na reunião magna realizada esta quarta-feira em Lisboa.
O Congresso da UEFA reelegeu Aleksander Ceferin para um terceiro mandato como presidente da UEFA. “Quero agradecer muito, do fundo do coração. Esta eleição significa muito para mim. É um grande momento, mas também uma grande responsabilidade pelo futebol. Prometo fazer o meu melhor para não vos desapontar”, afirmou o líder esloveno de 55 anos.
“Fernando Gomes é o nosso professor”
Ceferin dirigiu palavras elogiosas a Fernando Gomes durante o Congresso da UEFA. Foram muitas as referências ao líder da FPF e também a Portugal, mas no discurso de abertura da reunião, o presidente da UEFA fez questão de dizer que apesar de Fernando Gomes sair da vice-presidência do organismo, por ter atingido o limite de idade permitido, será sempre seu conselheiro:
“Não sou grande diplomata, mas o Fernando Gomes é um grande, grande amigo, e um enorme ativo do futebol. É o nosso professor, aprendi imenso consigo. O Fernando é uma pessoa que diz sempre a verdade, por mais dura que seja. Vai ser sempre da nossa família. Vai ser o nosso representante no FIFA Council, mas nós, aqui na UEFA, vamos continuar a pedir-lhe conselhos”.
Gianni Infantino, presidente da FIFA, também se dirigiu a Fernando Gomes recordando os “bons tempos e momentos fantásticos passados em Portugal no Euro’2004” e felicitou a FPF pelo apuramento da Seleção feminina para o Mundial.
A gratidão do presidente da FPF
O Primeiro-Ministro António Costa fez a abertura do Congresso e realçou o momento de “grande brilhantismo da nossa Seleção feminina”, sublinhando que Portugal “em conjunto com a Espanha, Marrocos e Ucrânia ambicionamos organizar o Mundial 2030. Pode ser o primeiro Mundial a unir as duas margens do Mediterrâneo, o que junta dois continentes através do desporto. É uma mensagem poderosa através do futebol”.
Fernando Gomes manifestou toda a sua gratidão à UEFA “por mais uma vez confiar nos portugueses e portuguesas para a realização de um grande evento internacional”, mas também “pelos dez anos de participação no Comité Executivo (…) Foi um grande privilégio servir a UEFA ao longos destes dez anos. Foi um privilégio ainda maior por nos últimos oito anos poder ter servido o Presidente Çeferin na sua liderança corajosa, determinada, eficaz e clarividente”.
Fernando Gomes recordou o seu trajeto na UEFA mas também o que tem sido a sua liderança na FPF com grande sucesso desportivo.
O presidente da FPF falou também da candidatura ao Mundial 20230: “A candidatura não é só de Portugal, Espanha, Ucrânia e Marrocos, é nossa, é de toda a Europa unida e que conto, humildemente, com o apoio inequívoco de todas as federações que aqui estão em Lisboa para que o maior evento do Mundo aconteça também em Portugal e que a isso entregarei toda a minha energia.”
Vídeos