Fernando Gomes eleito por aclamação para o FIFA Council



Congresso reelege Ceferin presidente da UEFA

Fernando Gomes, foi eleito por unanimidade e aclamação para um mandato de quatro anos no FIFA Council. Na votação que decorreu durante o 47.º Congresso da UEFA o presidente da FPF mereceu os aplausos de pé dos delegados que marcaram presença na reunião magna realizada esta quarta-feira em Lisboa.

O Congresso da UEFA reelegeu Aleksander Ceferin para um terceiro mandato como presidente da UEFA. “Quero agradecer muito, do fundo do coração. Esta eleição significa muito para mim. É um grande momento, mas também uma grande responsabilidade pelo futebol. Prometo fazer o meu melhor para não vos desapontar”, afirmou o líder esloveno de 55 anos.

“Fernando Gomes é o nosso professor”

Ceferin dirigiu palavras elogiosas a Fernando Gomes durante o Congresso da UEFA. Foram muitas as referências ao líder da FPF e também a Portugal, mas no discurso de abertura da reunião, o presidente da UEFA fez questão de dizer que apesar de Fernando Gomes sair da vice-presidência do organismo, por ter atingido o limite de idade permitido, será sempre seu conselheiro:

“Não sou grande diplomata, mas o Fernando Gomes é um grande, grande amigo, e um enorme ativo do futebol. É o nosso professor, aprendi imenso consigo. O Fernando é uma pessoa que diz sempre a verdade, por mais dura que seja. Vai ser sempre da nossa família. Vai ser o nosso representante no FIFA Council, mas nós, aqui na UEFA, vamos continuar a pedir-lhe conselhos”.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, também se dirigiu a Fernando Gomes recordando os “bons tempos e momentos fantásticos passados em Portugal no Euro’2004” e felicitou a FPF pelo apuramento da Seleção feminina para o Mundial.

A gratidão do presidente da FPF

O Primeiro-Ministro António Costa fez a abertura do Congresso e realçou o momento de “grande brilhantismo da nossa Seleção feminina”, sublinhando que Portugal “em conjunto com a Espanha, Marrocos e Ucrânia ambicionamos organizar o Mundial 2030. Pode ser o primeiro Mundial a unir as duas margens do Mediterrâneo, o que junta dois continentes através do desporto. É uma mensagem poderosa através do futebol”.

Fernando Gomes manifestou toda a sua gratidão à UEFA “por mais uma vez confiar nos portugueses e portuguesas para a realização de um grande evento internacional”, mas também “pelos dez anos de participação no Comité Executivo (…) Foi um grande privilégio servir a UEFA ao longos destes dez anos. Foi um privilégio ainda maior por nos últimos oito anos poder ter servido o Presidente Çeferin na sua liderança corajosa, determinada, eficaz e clarividente”.

Fernando Gomes recordou o seu trajeto na UEFA mas também o que tem sido a sua liderança na FPF com grande sucesso desportivo.

O presidente da FPF falou também da candidatura ao Mundial 20230: “A candidatura não é só de Portugal, Espanha, Ucrânia e Marrocos, é nossa, é de toda a Europa unida e que conto, humildemente, com o apoio inequívoco de todas as federações que aqui estão em Lisboa para que o maior evento do Mundo aconteça também em Portugal e que a isso entregarei toda a minha energia.”


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade