A Associação de Futebol de Santarém (AFS) promete reagir com dureza ao resultado de 60-0, verificado este sábado, 6 de maio, entre o Mação FC e o Benavente FC, que deu o título distrital de futsal à equipa de Mação, num golpe de teatro que mancha de vergo

Segundo o Jornal Rede Regional, fonte da AFS remete para mais tarde, ainda durante o dia de hoje, uma reação aos factos ocorridos no final do dia de ontem, que deixaram um sentimento de enorme desagrado entre os responsáveis associativos,
A mesma fonte diz que o comunicado que está a ser preparado será duro com o que se passou, que é visto como uma enorme vergonha e descrédito para toda a competição e seus intervenientes.
O dilatado resultado, que permitiu aos maçaenses ultrapassar os vitorianos nesta 22ª e última jornada, deveu-se ao facto do Benavente se ter apresentado no jogo apenas com três elementos, um guarda-redes e dois jogadores de campo, o mínimo para disputar a partida, de acordo com os regulamentos oficiais da prova.
À entrada para esta última jornada, Vitória e Mação estavam igualados, com 46 pontos, mas a equipa de Santarém tinha uma vantagem de 33 golos de “goal average” sobre os maçaenses (64-31), que foi anulada e revertida com o resultado de 60-0.
Para se ter uma ideia da diferença, na primeira volta, em Benavente, o Mação tinha ganho apenas por 2-1.
A fonte contactada pelo mesmo jornal, admite que do ponto de vista regulamentar pouco haverá a fazer, uma vez que o regulamento da prova foi cumprido, mas serão equacionadas todas as alternativas.
Nas redes sociais são várias as reações ao resultado e as palavras de solidariedade ao Vitória de Santarém, que liderava a prova desde a primeira jornada.
“O desporto é fair play, não é ganhar a qualquer custo. Quem pensa assim, não terá futuro no desporto e em nenhuma outra qualquer atividade”, escreveu o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, na sua página do Facebook, onde pede à Federação Portuguesa de Futebol e à Associação de Futebol de Santarém para “repor a verdade desportiva”.
Vídeos