Lance polémico tira o título ao Sporting. Nas grandes penalidades o Palma foi mais forte e venceu a UEFA Futsal Champions League pela primeira vez.



O Sporting falhou hoje, pelo segundo ano consecutivo, a conquista de uma terceira Liga dos Campeões de futsal, arrebatada pela equipa anfitriã do Palma Futsal nos penáltis, após exibições monstruosas de Guitta e Luan Muller.

Os dois guarda-redes foram os principais responsáveis por, em 50 minutos, o resultado ter ficado somente 1-1, com muitas e enormes defesas para cada lado, em que apenas Rivillos, aos 14, para o Palma, e Zicky, aos 33, no Sporting, conseguiram levar a melhor.

Sem mais golos após prolongamento, Pany Varela foi o único a não concretizar a grande penalidade e o Palma Futsal, que nunca venceu um troféu, nem sequer internamente, abre o palmarés logo com o título mais importante de clubes, enquanto o Sporting, na sua sétima final – sexta nos últimos sete anos -, mantém dois troféus no seu currículo.

Alex Merlim e Neves dispuseram de boas ocasiões para inaugurar o marcador, mas sem sucesso, num duelo pautado por bastante equilíbrio, mas com ascendente da turma da casa nas oportunidades de golo, com Guitta a ser decisivo a manter o ‘nulo’ na partida.

O guarda-redes brasileiro foi fulcral a suster as investidas de Cainan (02), Mancuso (08), Cléber (08), Tayebi (09) e Chaguinha (10), entre outras, perante um Palma Futsal muito motivado e com forte apoio do público, que surpreendeu, de certa forma, os lisboetas.

Tantas vezes ‘foi o cântaro à fonte’ que, aos 14 minutos, o Palma Futsal abriu mesmo o marcador, graças a uma fantástica jogada do guarda-redes Luan Muller, a avançar para a baliza, a driblar entre três atletas ‘leoninos’ e, já em queda, a conseguir assistir Rivillos.

O golo dos anfitriões, que muito o procuraram, fez acalmar a insistência atacante dos espanhóis, com o Sporting, por fim, a ter mais bola, mas sem encontrar os caminhos da baliza, muito devido a Luan Muller, enorme a negar os esforços de João Matos e Zicky.

Em desvantagem, o Sporting entrou determinado a ir em busca da reviravolta e esteve muito perto logo a abrir, com duas bolas a embater nos ferros, a remates de Cavinato e Pauleta, para além de enormes defesas de Luan Muller, a manter-se o nível nas balizas.

Os dois guarda-redes não facilitaram absolutamente nada e discutiam, só entre eles, o galardão de melhor jogador da final, tendo Guitta também aparecido com qualidade no segundo período, a anteceder a igualdade do Sporting, aos 33, por intermédio de Zicky.

O jovem pivot português aproveitou um ressalto num remate de primeira de Cavinato para empatar a partida, numa fase em que o Sporting tinha completo domínio e só não operou a reviravolta porque o Palma Futsal utilizou de forma inteligente um ‘challenge’.

Sokolov marcou, mas, no movimento de rotação para a baliza, um agarrão de camisola a Marlon foi reclamado pela equipa técnica anfitriã, com os árbitros a decidirem anular o tento, e Chaguinha ficou perto do 2-1 ao acertar no poste num remate baliza a baliza.

As emoções estavam ‘à flor da pele’, o ambiente estava ‘quente’ e o prolongamento foi realidade, com Erick a ficar muito perto do golo a abrir, mas o Palma Futsal apostou no guarda-redes avançado para monopolizar a posse de bola e as ocasiões foram escassas.

A decisão seguiu para grandes penalidades: Bernardo Paçó assumiu a baliza dos ‘leões’, Carlos Barrón e Neves foram expulsos numa enorme confusão, Pany Varela atirou para defesa de Luan Muller e o Palma Futsal, com executantes exímios, conquistou o troféu.

foto - UEFA.com




Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade