Cainan, Marcenio e Saura reforçam Anderlecht



O campeão belga reforça o seu ambicioso projeto com o italiano do Palma, o brasileiro do FC Barcelona e o pivô de Córdoba, escreve Gustavo Munana

O Royal Sporting Club Anderlecht quer consolidar o seu projeto de ofuscar outras grandes equipas europeias de futebol com secções de futsal. O campeão belga já deixou o FC Barcelona de fora da Final Four da UEFA Futsal Champions League e depois de ter sido superado pelo Sporting de Portugal na meia-final, 'Les Mauves et Blancs' (violetas e brancos) vai fazer uma ambiciosa e profunda remodelação do seu modelo.

O técnico Luca Cragnaz encontrou três oportunidades de mercado na Liga Espanhola para mostrar a força económica do conjunto de maior sucesso da Bélgica. O Relevo confirma o clube fechou as contratações do ítalo-brasileiro Cainan de Matos (Mallorca Palma Futsal), do brasileiro Marcenio Ribeiro (FC Barcelona) e do espanhol Alberto Saura (Córdoba Património da Humanidade). Os três assinaram por duas épocas.

Após a conquista histórica da UEFA Futsal Champions League e com as saídas de Tomaz (Jimbee Cartagena), Marlon (ElPozo Murcia), Eloy Rojas (Viña Albali Valdepeñas), Diego Mancuso (Napoli Futsal) e Dani Saldise (Osasuna Magna), José Tirado decidiu oferecer-lhe a renovação. Cainan teve ofertas da Série A da Itália, mas impressionou a liderança do Anderlecht na Final Four. Viram no internacional Azzuri o substituto perfeito para Diogo Guimarães, que após cinco épocas sob o comando de Luca Cragnaz, decidiu pendurar as sapatilhas aos 38 anos.

Na posição final, o RSCA Futsal sabia há meses que o argentino Maxi Rescia queria voltar ao seu país. Para substituir a saída do campeão do Mundo, os dirigentes belgas venceram a candidatura ao agente livre mais cobiçado do futsal espanhol. O contrato do brasileiro Marcenio Ribeiro termina no dia 30 de junho e no dia 22 de maio o FC Barcelona confirmou que não renovaria, após cinco temporadas e 15 títulos.
O Anderlecht foi tão rápido quanto na temporada passada quando contratou Rafael Fits, após seis meses brilhantes no Quesos Hidalgo Manzanares e depois que nenhum clube espanhol decidiu contratá-lo. Ele ofereceu a Marcenio um contrato que não poderia ser rejeitado meses atrás, ao qual nem Jaén Paraíso Interior nem Viña Albali Valdepeñas poderiam optar. Os últimos interessados ​​no ala foram Movistar Inter e Mallorca Palma Futsal.
Ambos chegaram atrasados ​​e receberam a mesma resposta do representante do jogador e da seleção belga, que foram inflexíveis. "Marcenio está contratado e quem quiser tem que pagar a cláusula de rescisão", como fizeram os madrilenos em janeiro com o Fits. Pato procurava um armador para substituir Carlão e as Baleares queriam que ele substituísse Marlon, mas José Tirado acabou por fechar Rómulo (Benfica).

Precisamente, depois de perder o Fits em janeiro, o Anderlecht contratou John Lennon, do Elétrico da Liga Placard de Portugal. O centro brasileiro não vai continuar e Luca Cragnaz optou por Alberto Saura. O internacional espanhol terminou contrato com o Córdoba Património Mundial e depois de ter marcado 22 golos em 25 jogos, o jogador murciano interessou-se pelo Real Betis para atenuar a fuga de Eric Pérez para o ElPozo Murcia, mas fará a sua primeira aventura no estrangeiro.

Um 'hat-trick' de transferências da equipa de futebol mais vitoriosa da Bélgica, que em março de 2022 chegou a acordo com o FP Halle-Gooik para que esta integrasse a estrutura da instituição branco-e-malva e competisse com o seu nome. Os seus jogos são realizados no Alfasun Indoor Arena, um pavilhão construído no município de Roosdaal (a 17 quilómetros do Anderlecht) expressamente para esta fusão e que é o único local na Bélgica reservado inteiramente ao futsal.

O RSCA Futsal fechou uma campanha impecável com a histórica participação na Final Four, o título da Copa (goleada por 3 a 10 sobre l Herentals) e La Liga (primeiro título da liga com o novo nome e o sexto em sua história) na Bélgica. Terminou a temporada invicto nas competições nacionais e o único empate aconteceu em setembro de 2022, frente ao FT Antwerp, vice-campeão da Liga, que derrotou na final por dois resultados estrondosos (1-5 e 8-3).
Em 26 jogos da Betcenter Futsal League, os campeões belgas conseguiram marcar 204 golos e sofreram apenas 54 golos. O capitão Gabriel Grello (brasileiro belga nacionalizado) conquistou pela quinta vez a chuteira de ouro, Diego Roncaglio foi eleito o melhor guarda-redes e Luca Cragnaz, apontado como o melhor treinador, renovou até 2026. Não têm concorrência no seu país e o seu grande desafio é a UEFA Futsal Champions League. Cainan, Marcenio e Saura não serão as únicas contratações e haverá mais estrelas.

Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade