Fim do Mouvaux Lille Métropole

Mouvaux Lille Métropole Futsal através de um comunicado de imprensa anunciou o fim, devido a várias razões, da sua secção profissional incluindo a sua equipa D1.
A equipa onde milita o internacional português Edgar Varela, comunica:
"Caros membros, adeptos e sócios do Futsal Club Mouvaux Lille Métropole,
É com profundo pesar que anuncio hoje o fim do Mouvaux Futsal Club Lille Métropole. Esta decisão, embora difícil de tomar, é impulsionada por vários fatores que, em última análise, nos levaram a parar nossas atividades.
Antes de mais, deixe-me lembrar-lhe quem somos. Fomos o único clube profissional de futsal na França, com uma equipa de funcionários dedicados e apaixonados. Ao longo dos anos recebemos e treinámos 750 jovens jogadores, focados no seu desenvolvimento pessoal e desportivo. O nosso compromisso foi recompensado pelo nosso posicionamento entre as melhores equipas do país, terminando repetidamente em segundo lugar nas últimas quatro temporadas.
Estes sucessos foram alcançados sem qualquer ajuda ou subsídio. Na verdade, somos o único clube da Divisão 1 a não ter recebido qualquer subsídio, nem do Metropolitano Europeu de Lille ou de qualquer outra entidade, com exceção da Região. Isto exigiu um investimento considerável ao longo dos últimos quatro anos, e isto apesar das crises vividas.
No entanto, apesar do nosso esforço e dedicação, estamos diante de uma realidade decepcionante. Futsal é a pobre criança da federação de futebol francês.
O Futsal Francês não beneficia de um interesse legítimo da FFF, nem de quaisquer investimentos significativos para desenvolver o profissionalismo no nosso desporto. Pelo contrário, vimos um profundo amadorismo gerando injustiças, discriminação e abusos de poder consideráveis com consequências desportivas, humanas e económicas.
Mouvaux apresentou vários casos no tribunal administrativo, destacando abusos de poder, discriminação e impedimentos à liberdade de expressão. No entanto, tem-se tornado cada vez mais difícil seguir nessa esfera, onde não vemos quaisquer perspectivas promissoras para os nossos jovens, os nossos adeptos e o nosso clube.
Ao tomarmos esta decisão, seguramos a cabeça alta e recusamos-nos a sucumbir a críticas fáceis. Estamos orgulhosos de tudo o que conseguimos como clube e dos valores que continuamos. Agradecemos sinceramente àqueles que nos apoiaram: a Câmara Municipal de Mouvaux, a Ligue des Hauts de France, o distrito de Flandres, a nossa academia, jogadores, apoiantes, voluntários e parceiros, pela lealdade e dedicação ao longo desta aventura.
Apesar de hoje fazermos a nossa vénia, esperamos que esta decisão traga à tona as deficiências que o Futsal Francês enfrenta e ajude a desencadear mudanças positivas para o futuro deste desporto que tanto amamos.
Embora o fim do Mouvaux Lille Metropole Futsal Club seja um passo doloroso, acreditamos firmemente que novas oportunidades e novos desafios se apresentarão a nós no futuro. O nosso espírito competitivo, paixão e compromisso continuarão a viver nos nossos corações.
Queremos agradecer a todos e a todos pelo apoio e empenho durante toda esta maravilhosa jornada. O Futsal Club Mouvaux Lille Metrópole deixou uma pegada indelével no mundo do futsal e estamos orgulhosos do que conseguimos juntos.
Desejamos a todos os nossos jogadores e membros do clube o melhor nos seus futuros esforços. Que esta experiência sirva de trampolim para que eles alcancem novas alturas em suas vidas pessoais e desportivas.
Adeus e obrigado por momentos inesquecíveis.
Sinceramente,
O presidente do Clube de Futsal Mouvaux Lille Métropole"
De acordo com as informações AC Ajaccio Futsal poderia substituir Mouvaux Lille Metropole em D1, se for aprovado pela FFF.