Oriana González a história da primeira mulher a comandar uma equipa masculina na Libertadores

A venezuelana foi a primeira mulher a liderar uma equipa masculina na CONMEBOL Libertadores Futsal.
Oriana González, técnica do Tigres Futsal de Venezuela tornou-se a primeira mulher a liderar uma equipa masculina na CONMEBOL Libertadores Futsal. Oriana, natural de La Victoria, Aragua, superou barreiras e desafios para alcançar este marco histórico no futsal mundial.
Desde cedo, Oriana envolveu-se com o futsal e destacou-se entre os jogadores masculinos, sendo a única menina da sua equipa. O seu talento, inclusive, levou-a a ser convocada para a seleção do seu estado na categoria principal, apesar de ser a única menina da equipa. No entanto, um acidente de moto interrompeu a sua carreira de jogadora, levando-a a tomar uma decisão corajosa: tornar-se treinadora.
Seguindo o conselho do seu mentor, José "Nené" Peña, lenda do futsal venezuelano, Oriana começou a treinar equipas amadoras, sempre no masculina. A sua dedicação e paixão levaram-na a descobrir a sua verdadeira vocação.
Carinhosamente apelidada de 'Domadora de Feras', pelo respeito que os Tigres têm por ela e a sua capacidade de orientá-los na hora certa, Oriana deixou claro que a sua trajetória não foi por acaso. Começou a sua carreira no mundo do futsal em 2015, assumindo a gestão das estatísticas dos jogos. Através de estudos e dedicação, vem avançando rumo ao alcance dos seus objetivos.
Em 2016, Oriana tornou-se a segunda mulher a comandar a Liga Nacional, ao serviço dos Tigres. Desde então, conquistou distinções individuais e coletivas, como o título de campeã da Premier League com a equipa valenciana El Desastre. Nesse mesmo ano, tornou-se a primeira mulher a liderar um clubee masculino no campeonato venezuelano.
Ao longo dos anos, Oriana conquistou reconhecimento pelo seu excelente trabalho. Em 2019, a sua equipa nunca foi derrotada na fase regular, o que mostra a sua dedicação e determinação apesar dos obstáculos que tem enfrentado no seu percurso.
Em 2022, Oriana conseguiu o acesso à Liga Profissional da Venezuela, a mais alta divisão do país, onde mais uma vez demonstrou o seu estilo de jogo e obteve resultados favoráveis. Chegou à final invicto com as seleções masculina e feminina. Além disso, as seleções masculina e feminina foram reconhecidas em ambos os ramos por terem a melhor defesa, os melhores guarda-redess e as melhores estatísticas.
Oriana González mostrou que o gênero não deve ser uma barreira para alcançar o sucesso no desporto. A sua determinação, dedicação e capacidade de quebrar estereótipos.
Vídeos