Holanda vence Azerbaijão e está no play-off para o Mundial

Os jogadores deixaram o técnico Miguel Andrés flutuar por um momento após o emocionante clímax das eliminatórias para o Mundial de Futsal.
Depois de uma apoteose emocionante na última partida da fase de grupos contra o Azerbaijão (3-0), o Orange Futsal disputará os play-offs para o Mundial de 2024. Quatro países - além da Holanda - Croácia, Finlândia e Polónia competirão por dois ingressos . “Pensei que quem disse isso há alguns meses era maluco”, diz o seleccionador nacional Miguel Andrés, calmo depois de os jogadores o terem deixado flutuar durante alguns minutos no Topsportcentrum Almere.
Há alguns meses, a Holanda ficou na última posição do grupo A da fase de elite das eliminatórias para o Mundial, com um ponto em quatro jogos. O que não surpreende com os adversários, que, como sempre diz com propriedade o seleccionador nacional Miguel Andrés, “jogam com cartas diferentes”. Jogadores do Cazaquistão, Azerbaijão e Roménia atuam em competições profissionais e esses países também fazem uso grato dos brasileiros naturalizados. "Tire esses brasileiros e depois veja os resultados", disse Miguel Andrés após o empate com a Roménia.
Mas a Roménia exagerou e colocou em campo um jogador inelegível. A KNVB apresentou um protesto à UEFA, que foi declarado procedente. Ambas as partidas contra a Roménia foram convertidas em uma vitória regulamentar por 5-0 para a Holanda, que de repente se viu em segundo lugar no grupo e mais uma vez teve a chance de chegar à repescagem para o Mundial. Para conseguir isso, precisava pelo menos vencer o Azerbaijão na última partida da fase de grupos.
Coração e alma
“Não sou alguém que tenta bater nos jogadores antes do jogo com palavras bonitas”, afirma Miguel Andrés. No entanto, deixei uma mensagem para os jogadores antes de entrarem em campo. "Certifique-se de que todos os espectadores, muitas crianças também, possam se identificar com vocês. Na competição holandesa podemos por vezes afrouxar por um momento, mas a este nível internacional isso é imediatamente punido."
Miguel Andrés está orgulhoso do desempenho do Oranje Futsal. De várias maneiras. "Estou orgulhoso do compromisso que os jogadores e a equipe demonstraram. Estou orgulhoso de termos alcançado esta grande conquista com recursos mínimos em comparação com outros países. Mas estou especialmente orgulhoso de poder fazer parte deste grande grupo de pessoas." O seleccionador nacional vê há anos o enorme potencial do futsal na Holanda. “Espero que esta vitória seja mais um passo na profissionalização do desporto”.
Jogos decisivos
A qualificação para um Mundial – pela primeira vez desde 2000 – seria um verdadeiro impulso. Para conseguir isso, o Orange Futsal ainda precisa superar um obstáculo. No dia 25 de janeiro será determinado se se trata da Croácia, da Finlândia ou da Polónia. As competições são em abril. Miguel Andrés não tem favorito. “Sei que todos querem jogar contra nós. Porque estes países também jogam com profissionais e todos os três têm uma competição nacional forte”. Mas isso também se aplica à Moldávia, à Roménia e ao Azerbaijão e o Oranje Futsal também manteve esses países para trás no caminho para o Campeonato do Mundo de 2024.
Vídeos