Barça recupera liderança da Liga às custas de Ribera Navarra

Os blaugranas venceram o Ribera Navarra em casa (2-4) e regressaram à liderança da Liga espanhola, da qual destronaram o ElPozo. Vitórias de Jaén e Jimbee Cartagena.
24 horas. Foi assim que durou a efémera liderança de ElPozo na Ligal, depois de o Barça recuperar o primeiro lugar da tabela. Touré, com um bis, aproximou os três pontos do território culé no campo da Ribera Navarra, cujo digno desempenho não o salvou da derrota (2-4) nem da delicada situação na Liga (mesmos pontos de um Betis que fecha os lugares de descida).
Não se passou nem meio minuto, especificamente 28 segundos, quando o Barça conseguiu abrir o marcador. E nesta bela história que os locais escrevem esta temporada, deve ter sido um dos dois jogadores da equipa reserva que Jesús Velasco convocou para este jogo quem colocou os blaugranas na frente. Touré, que mais cedo ou mais tarde está destinado a ser peça-chave da equipa titular, aproveitou a assistência de Matheus para concretizar um contra-ataque clássico. Três minutos depois, o francês aumentou a vantagem: passe filtrado de Dídac entre linhas e remate cruzado fora do alcance de Adrián.
Os culés dominaram claramente durante o resto da primeira parte, mas as múltiplas chegadas à área rival não se traduziram em golos. Bartolomé fez o 1-2, mas quando o empate se esperavao, um míssil de Coelho destruiu as ilusões navarras. Para piorar, veio a ação mais polémica do confronto contra os cariocas. Claudino cometeu falta pelas costas sobre Catela, que mergulhava em direção à baliza adversária, infração que o árbitro puniu com cartão vermelho direto. Uma decisão, no mínimo, extremamente rigorosa, porque a dureza da falta não justificava tal punição.
Pelo menos, mesmo que tenha sido involuntário, o Barça colaborou para a causa. Entre as más decisões ofensivas em superioridade numérica e as providenciais defesas de Adrián, Ribera Navarra resistiu aos dois minutos de expulsão sem sofrer qualquer golo. Houve justiça. Na etapa final, os navarros esforçaram-se ao máximo com o 5x4, mas depararam-se com a decisão final de Catela, que fez o 1-4. O golo de Tripodi compensou a derrota de Tudela mas o Barça recuperou a liderença.
Jaén, Cartagena e Manzanares não falham
Nos restantes jogos do dia, Jaén, Jimbee Cartagena e Quesos Hidalgo Manzanares fizeram o dever de casa. As três equipas, que estarão presentes na próxima semana na Copa da Espanha, somaram os três pontos em três duelos muito disputados. Os andaluzes, que perdiam por 1-2 para o último colocado Noia na Olivo Arena, recuperaram na reta final da partida com dois golos, incluindo o de Alan Brandi no último minuto. Por sua vez, os murcianos impuseram o seu golpe no segundo tempo para derrotar o Real Betis (3-5), enquanto a equipa de La Mancha venceu o Córdoba com um golo de Lizoa, a três minutos do apito final.