Costa Rica, Guatemala, Panamá e EUA favoritos na Concacaf para vaga no mundial



Costa Rica, Guatemala, Panamá e EUA são os favoritos de entre as 12 nações que competem por quatro vagas para o Mundial Uzbequistão 2024.

Datas: 11 a 21 de abril
Local: Complexo Esportivo Alexis Arguello, Manágua, Nicarágua
Vagas Uzbequistão 2024: 4

Grupo A: Costa Rica, México, Suriname, Haiti
Grupo B: Panamá, Cuba, Canadá, Nicarágua
Grupo C: Guatemala, EUA, Trinidad e Tobago, República Dominicana

Os vencedores e segundos classificados nos três grupos, bem como os dois melhores terceiros classificados, passarão aos quartos-de-final. As quatro seleções que chegarem às semifinais classificam-se para o Mundial de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024.

Principais concorrentes
A tetracampeã Costa Rica mais uma vez é a favorita à conquista do título, que seria o quarto consecutivo, mas enfrentará duros desafios ao longo do caminho, como os vice-campeões dos EUA em 2021, a ex-campeã Guatemala e o Panamá. em ascensão. Depois de perder a Lituânia em 2021, Cuba e México estarão ansiosos para voltar ao Mundial, enquanto República Dominicana, Haiti, Nicarágua, Suriname e Trinidad e Tobago se esforçarão para se classificar pela primeira vez.

grupo A
A Costa Rica é o conjunto mais condecorado da história do Campeonato Concacaf de Futsal, como vencedor das últimas três edições e cinco no geral. De volta à equipa dos Ticos estão o dinâmico atacante Milinton Tijerino e o guarda-redes Cesar Vargas. Tijerino embolsou o premio de Melhor Jogador da competição em 2021, enquanto Vargas recebeu o prêmio de Melhor Guarda-redes e sofreu apenas cinco golos. A seleção centro-americana conta com sete jogadores que atuam na Europa, então qualquer coisa menos do que o primeiro lugar no grupo e uma vaga na final seria uma deceção.

O México tem apenas um Mundial disputado (2012) e busca recuperar do desempenho frustrante de três anos atrás, quando não conseguiu somar nenhum ponto. Uma dessas derrotas foi contra um o Suriname que chegou à fase de mata-mata pela primeira vez.

Mohamed Goelaman, do clube holandês Groene Ster Vlissingen, é o único jogador europeu no elenco do Suriname. Enquanto isso, o Haiti participa na sua qualificação continental e tentará conquistar o primeiro resultado com uma seleção baseada no Haiti ou no Canadá.

“Acho que é um grupo físico. Tanto o Haiti quanto o Suriname têm jogadores de bom porte, altos em comparação aos jogadores da Costa Rica. A maioria de nós é menor. São coisas que temos que considerar e sabemos que o México é um time muito veloz, rápido, com semelhanças com o nosso estilo de jogo.”
Milinton Tijerino, extremo da Costa Rica [FIFA]

Grupo B
O Panamá tornou-se um dos melhores conjuntos de futsal da região da Concacaf nos últimos anos, com os Canaleros almejando a quarta final consecutiva. Certamente não será fácil num grupo com Cuba e Canadá, ex-participantes do Mundial, além da Nicarágua, nação anfitriã.

Desta vez, para o Panamá, não haverá Carlos Perez, o que significa que alguém terá que arcar com o fardo dos golos depois de Perez ter marcado oito golos na edição de 2021 para terminar como artilheiro. Alfonso Maquensi, que marcou contra o Brasil no Mundial de há três anos, pode ser o homem certo para isso.

Cuba, quatro vezes vice-campeã e cinco vezes participante do Mundial, ficou de fora da Lituânia 2021, mas está de volta com outra seleção qualificada, liderada por Diego Ramirez, do espanhol Ribarroja FC.

O Canadá é outra equipa que deveria estar no mix do Mundial. A sua única aparição no grande baile aconteceu na edição inaugural, em 1989 e há três anos atrás, foram derrotados pelo Panamá na disputa de penaltis nos quartos-de-final.


A Nicarágua nunca se classificou para um Mundial, mas certamente fez barulho no Campeonato Concacaf de Futsal de 2021 ao derrotar Cuba por 4-1. Um dos artilheiros daquele dia, Lester Kripp, atuará pelos Pinoleros, que contarão com o apoio de uns adeptos locais barulhentoa.

“Todas as equipes do nosso grupo são difíceis. Mas também sabemos que crescemos e melhoramos muito e sabemos que vamos garantir a nossa vaga para a Copa do Mundo.”
Oscar Hinks, defensor do Panamá

Grupo C
Os EUA são a manchete do Grupo C, já que os bicampeões (1996, 2004) tentarão garantir uma vaga no Mundial pela sétima vez, depois de terminarem como vice-campeões no torneio de 2021. Luciano Gonzalez é um dos seis jogadores que atuaram na Lituânia 2021 e está de volta à equipa. Gonzalez também é um dos dois jogadores dos EUA que jogam em Itália, fazendo parte da equipe do APD Sammichele 1992 de Bari, enquanto Nicholas Lopez está no Ciampino Futsal em Roma.


Outro peso pesado do futsal da Concacaf, Guatemala, junta-se aos EUA no grupo. Los Chapines foram campeões em 2008 e têm quatro participações consecutivas em Mundiais, e cinco no total, em seu nome. Guatemala e EUA travaram uma semifinal épica em 2021, na qual os EUA progrediram por pouco através de uma vitória nos penaltis. Sete membros da seleção guatemalteca vêm do clube nacional Glucosoral FSC, incluindo o perigoso Alan Aguilar, que marcou dois golos na Lituânia 2021.

Trinidad e Tobago e República Dominicana buscarão a sua primeira participação na fase eliminatória. Trinidad e Tobago tem experiência europeia no seu elenco com Adrian Welch, do clube alemão SV Berolina Stralau, enquanto Che Benny e Jameel Neptune, que combinaram todos os cinco golos da equipa nas finais continentais de 2021, estão de volta ao Soca Warriors.

Este é apenas o segundo torneio da República Dominicana, que conta com nove jogadores baseados na Europa. O destaque é Marco Gomez, do CFS La Union de Espanha. Gomez marcou quatro golos para levar o conjunto caribenho aoss quartas de final em 2021.

“Existem dois objetivos principais para nós na Nicarágua. A primeira é garantir a classificação para a Copa do Mundo de Futsal neste outono, e a segunda é chegar à final e vencer o Campeonato da Concacaf pela primeira vez em 20 anos.”
Hewerton Moreira, técnico dos EUA


Participações na Copa do Mundo de Futsal da FIFA
EUA (6)
Costa Rica (5)
Cuba (5)
Guatemala (5)
Panamá (3)
Canadá (1)
México (1)

Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade