Jelovcic e Marinovic devolvem a Croácia ao grande palco

A Croácia venceu a Polónia por 5-4 no total do play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo do Uzbequistão 2024.
Um empate a 2 em Zagreb garantiu à Croácia uma vitória no conjunto dos dois jogos por 5-4 sobre a Polónia e tornaram-se na sexta nação europeia a chegar ao Uzbequistão.
A Croácia impediu a recuperação corajosa da Polónia para chegar ao Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA pela primeira vez em 24 anos.
A equipa de Marinko Mavrovic, a pouco mais de seis minutos vencia por diferença de 3 golos, no segundo jogo, mas acabou por vencer pela margem mínima.
A Croácia juntar-se-á à França, Cazaquistão, Portugal, Espanha e Ucrânia na representação da Europa no Uzbequistão 2024. O lugar final do continente será conquistado pela Finlândia ou pela Holanda nesta quarta-feira. As equipas empataram 1-1 na primeira mão, em Almere.
Em 2021, a Croácia perdeu nas grandes penalidades diante da Checa, no play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo da Lituânia.
Desta vez, os croatas venceram por 2-0 em Zagreb, graças aos golos de Franco Jelovcic e Dario Marinovic. Mesmo assim, os visitantes recusaram-se a mandar a toalha ao chão e Piotr Skiepko reduziu, antes que o cartão vermelho de Kristijan Postruzin desse aos poloneses uma vantagem numérica. Michal Kubik fez então o 2-2, a 47 segundos do fim, mas a Croácia sobreviveu e chegou ao Uzbequistão.
“Eu queria tanto chegar ao Campeonato do Mundo com a Croácia e agora finalmente o meu sonho tornou-se realidade”, disse Marinovic ao FIFA.com. “Os fracassos anteriores tornam este sucesso ainda mais doce.
“Agora temos que aproveitar o momento, comemorar e depois preparar este torneio. Estou convencido de que vamos causar um grande impacto no Uzbequistão.”
Zoran Primic acrescentou: “Foi muito tenso, mas lutamos como leões. Merecemos chegar ao Campeonato do Mundo apesar de termos sofrido o golo tardio, pois fomos a melhor equipa. Fizemos tudo certo.”
Vídeos