Tajiquistão derrota o Afeganistão e segue para o Uzbequistão

A vitória de Fayzali Sardorov no prolongamento viu o Tajiquistão derrotar o Afeganistão por 2-1 nos quartos de final da AFC Futsal Asian Cup Tailândia 2024, garantindo uma vaga nas semifinais pela primeira vez e a qualificação para o primeiro Mundial de Futsal da FIFA .
O Afeganistão, por sua vez, terá de esperar pelo resultado da última eliminatória dos quartos-de-final do dia entre o Uzbequistão e o Vietname para saber se a sua campanha terminou, ou se voltará à ação nas meias-finais do play-off de sexta-feira.
O Tajiquistão teve um início forte e Reza Jafari foi chamado à ação logo no início por Nekruz Alimakhmadov, antes de Dilshod Salomov fazer uma defesa ainda melhor do que o guarda-redes do Afeganistão, aos oito minutos.
Salomov forçou Jafari a outra defesa inteligente aos 16 minutos, mas o Afeganistão entrou em ação e começou a virar a maré quando o capitão Akbar Kazemi acertou a trave, depois de Firuz Bekmurodov não conseguiu segurar o remate inicial de Mehran Gholami.
Mas foi o Tajiquistão quem abriu o marcador contra a corrente do jogo, já que a corrida de Komron Aliev pela esquerda resultou num passe que foi desviado para a própria rede por Reza Hossein Poor, dois minutos antes do intervalo.
O resultou tornou-se num empate apenas três minutos após o reinício, quando Farzad Mahmoodi recebeu uma bola de Kazemi e chutou rasteiro para Bekmurodov.
O Afeganistão esteve perto de assumir a liderança aos 26 minutos, quando uma bola de Kazemi apenas acertou na trave.
A menos de quatro minutos para o fim, havia mais drama por vir, já que o Tajiquistão ficou reduzido a quatro jogadores após o segundo cartão amarelo de Idris Yorov na partida. Mesmo com uma vantagem de dois minutos, não houve mais golos e o empate fechou o jogo, seguindo.se o prolongamento.
Depois de um primeiro período sem golos, o momento histórico do Tadjiquistão veio no segundo minuto do segundo período, depois que um livre de 10 metros de Sardorov que gravou o seu nome no livro dos recordes do seu país.
Vídeos