Conhecidas as 24 seleções do Mundial 2024 no Uzbequistão

Ficou este fim de semana concluída a escalação das 24 seleções do Mundial de Futsal, cujo o sorteio será realizado no dia 26 de maio, em Samarcanda.
A seleção portuguesa, campeão mundial em titulo já conhece os seus 23 possíveis adversários no Mundial do Uzbequistão, que será realizada de 14 de setembro a 6 de outubro. O sorteio será realizado no dia 26 de maio em Samarcanda e a FIFA já confirmou que a capital uzbeque, Tashkent, Bukhara - enclave comercial da antiga Rota da Seda - e Andijan - no Vale Fergana - serão as três sedes de uma competição em onde haverá quatro equipas estreantes no pote.
Depois de dois anos a disputarem-se as eliminatórias, em ordem alfabética, estes são os 24 países que participarão do décimo Mundial organizado pela FIFA: Afeganistão, Angola, Argentina, Brasil, Costa Rica, Croácia, Cuba, França, Guatemala, Irão, Cazaquistão, Líbia, Marrocos, Holanda, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Portugal, Espanha, Tajiquistão, Tailândia, Ucrânia, Uzbequistão e Venezuela.
As 24 nações serão divididas em seis grupos de quatro seleções que disputarão a primeira fase do Mundial. Os dois primeiros de cada grupo, juntamente com os quatro melhores terceiros, avançam para a fase eliminatória. Seguir-se-ão os oitavos-de-final, os quartos-de-final, as meias-finais, o jogo do terceiro lugar e a grande final do primeiro torneio da FIFA a ser realizado num país da Ásia Central como o Uzbequistão.
O campeão do mundo, Portugal estará no pote 1 junto com o anfitrião, Uzbequistão, a bicampeã Espanha, o pentacampeão Brasil, o ex-campeão Argentina e Irão. No pote 2, o campeão da África (Marrocos), Ucrânia, Cazaquistão, Paraguai, Panamá e Tailândia. No pote 3, Líbia, Cuba, Guatemala, Venezuela, Nova Zelândia e Costa Rica. E por último, no pote 4, França, Croácia, Afeganistão, Holanda, Tajiquistão e Angola.
Este foi o caminho para a Copa do Mundo
Cronologicamente, com exceção dos anfitriões - liderados por José Venancio López - obviamente, as últimas seleções a selar a classificação foram as asiáticas. O Irão ampliou este domingo o seu reinado continental, ao conquistar o décimo terceiro título nas 17 edições da Taça Asiática. Derrotou o anfitrião, a Tailândia, na final (4-1).
O Japão será a estrela de uma das ausências mais notáveis do próximo Mundial, sendo eliminado de forma surpreendente na primeira fase. O Vietname também não estará, com o argentino Diego Giustozzi no banco, que acaba de renovar. As duas grandes surpresas foram o Tajiquistão e o Afeganistão. Ambos serão estreantes como França e Nova Zelândia. A seleção tadjique caiu nas semifinais enquanto os afegãos conquistaram uma classificação histórica nos penáltis na repescagem contra o Quirguistão.
Em África, muitos olhares estavam voltados para Marrocos como um dos principais 'outsiders' do próximo Mundial. Os 'Leões do Atlas' confirmaram a sua hegemonia continental com o terceiro título consecutivo da Taça Africana, derrotando Angola, liderada pelo português Marcos Antunes, na final, que disputará o seu segundo Mundial consecutivo. A Líbia foi o outro grande vencedor ao derrotar o Egito nos penaltis.
O Panamá conquistou o Campeonato de Futsal da CONCACAF pela primeira vez na sua história, derrotando Cuba por 4-3 em Manágua. A Guatemala venceu a Costa Rica por 3-0 na disputa pelo terceiro lugar. Os 'Canaleros, os 'Leones de Caribe', os 'Tricolor' e os 'Ticos' são os quatro países que representarão a América do Norte e Central.
A Nova Zelândia foi o primeiro país a conseguir isso como representante da Oceânia em outubro de 2023 e os ‘Brancos do Futsal’ disputarão o primeiro Campeonato Mundial da sua história. Vale lembrar que o Brasil foi proclamado campeão da Copa América em fevereiro e a Canarinha será, junto com Argentina (campeã mundial em 2016 e vice-campeã em 2021), Paraguai e Venezuela, os quatro representantes da CONMEBOL.
Na Europa, restavam duas vagas a conhecer e Holanda e Croácia foram as vencedoras do playoff da UEFA frente à Polónia e à Finlândia para se juntarem ao atual campeão, Portugal, Espanha, França (estreante), Cazaquistão e Ucrânia como representantes do velho continente no evento global da FIFA.
Vídeos