Conhecidas as 24 seleções do Mundial 2024 no Uzbequistão



Ficou este fim de semana concluída a escalação das 24 seleções do Mundial de Futsal, cujo o sorteio será realizado no dia 26 de maio, em Samarcanda.


A seleção portuguesa, campeão mundial em titulo já conhece os seus 23 possíveis adversários no Mundial do Uzbequistão, que será realizada de 14 de setembro a 6 de outubro. O sorteio será realizado no dia 26 de maio em Samarcanda e a FIFA já confirmou que a capital uzbeque, Tashkent, Bukhara - enclave comercial da antiga Rota da Seda - e Andijan - no Vale Fergana - serão as três sedes de uma competição em onde haverá quatro equipas estreantes no pote.

Depois de dois anos a disputarem-se as eliminatórias, em ordem alfabética, estes são os 24 países que participarão do décimo Mundial organizado pela FIFA: Afeganistão, Angola, Argentina, Brasil, Costa Rica, Croácia, Cuba, França, Guatemala, Irão, Cazaquistão, Líbia, Marrocos, Holanda, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Portugal, Espanha, Tajiquistão, Tailândia, Ucrânia, Uzbequistão e Venezuela.

As 24 nações serão divididas em seis grupos de quatro seleções que disputarão a primeira fase do Mundial. Os dois primeiros de cada grupo, juntamente com os quatro melhores terceiros, avançam para a fase eliminatória. Seguir-se-ão os oitavos-de-final, os quartos-de-final, as meias-finais, o jogo do terceiro lugar e a grande final do primeiro torneio da FIFA a ser realizado num país da Ásia Central como o Uzbequistão.

O campeão do mundo, Portugal estará no pote 1 junto com o anfitrião, Uzbequistão, a bicampeã Espanha, o pentacampeão Brasil, o ex-campeão Argentina e Irão. No pote 2, o campeão da África (Marrocos), Ucrânia, Cazaquistão, Paraguai, Panamá e Tailândia. No pote 3, Líbia, Cuba, Guatemala, Venezuela, Nova Zelândia e Costa Rica. E por último, no pote 4, França, Croácia, Afeganistão, Holanda, Tajiquistão e Angola.

Este foi o caminho para a Copa do Mundo
Cronologicamente, com exceção dos anfitriões - liderados por José Venancio López - obviamente, as últimas seleções a selar a classificação foram as asiáticas. O Irão ampliou este domingo o seu reinado continental, ao conquistar o décimo terceiro título nas 17 edições da Taça Asiática. Derrotou o anfitrião, a Tailândia, na final (4-1). 

O Japão será a estrela de uma das ausências mais notáveis ​​do próximo Mundial, sendo eliminado de forma surpreendente na primeira fase. O Vietname também não estará, com o argentino Diego Giustozzi no banco, que acaba de renovar. As duas grandes surpresas foram o Tajiquistão e o Afeganistão. Ambos serão estreantes como França e Nova Zelândia. A seleção tadjique caiu nas semifinais enquanto os afegãos conquistaram uma classificação histórica nos penáltis na repescagem contra o Quirguistão.

Em África, muitos olhares estavam voltados para Marrocos como um dos principais 'outsiders' do próximo  Mundial. Os 'Leões do Atlas' confirmaram a sua hegemonia continental com o terceiro título consecutivo da Taça Africana, derrotando Angola, liderada pelo português Marcos Antunes, na final, que disputará o seu segundo Mundial consecutivo. A Líbia foi o outro grande vencedor ao derrotar o Egito nos penaltis.

O Panamá conquistou o Campeonato de Futsal da CONCACAF pela primeira vez na sua história, derrotando Cuba por 4-3 em Manágua. A Guatemala venceu a Costa Rica por 3-0 na disputa pelo terceiro lugar. Os 'Canaleros, os 'Leones de Caribe', os 'Tricolor' e os 'Ticos' são os quatro países que representarão a América do Norte e Central.

A Nova Zelândia foi o primeiro país a conseguir isso como representante da Oceânia em outubro de 2023 e os ‘Brancos do Futsal’ disputarão o primeiro Campeonato Mundial da sua história. Vale lembrar que o Brasil foi proclamado campeão da Copa América em fevereiro e a Canarinha será, junto com Argentina (campeã mundial em 2016 e vice-campeã em 2021), Paraguai e Venezuela, os quatro representantes da CONMEBOL.

Na Europa, restavam duas vagas a conhecer e Holanda e Croácia foram as vencedoras do playoff da UEFA frente à Polónia e à Finlândia para se juntarem ao atual campeão, Portugal, Espanha, França (estreante), Cazaquistão e Ucrânia como representantes do velho continente no evento global da FIFA. 

Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade