Antevisão dos jogos 1 das Meias-Finais da Liga Placard, por António Aires



Chegamos às meias-finais. Emoção, inquietude, diversão, pulcritude dentro da quadra. Comece a bola a rolar. Os artistas vistam os seus fatos de gala e ofertem aos “comensais” um repasto fausto de futsal. São os mesmos protagonistas das meias-finais da época anterior.

CR Leões de Porto Salvo x Sporting CP

Na “savana” só vai existir espaço para um leão reinar. Só teremos um “Rei Leão” na final e só um entoará o “Hakuna Matata” carregado de felicidade.
Factos: Os Leões de Porto Salvo, em nove presenças nos play offs, são a quarta vez que atinge esta fase da prova, 2022/23, 2020/21 e 2011/12. Demonstra regularidade e consolidação na edificação sustentável de um projeto sobre a égide do presidente Jorge Delgado que vai na terceira época consecutiva que detém o estatuto de entidade formadora de futsal 5 estrelas. Completou, o clube, 54 anos no dia 23 de Maio. O jogo realiza-se no Pavilhão desportivo dos Lombos
Factos: o Sporting CP marca pela décima nona vez, presença nos play offs, sendo em onze ocasiões campeão, cinco vezes vice-campeão, e caindo uma vez nas meias-finais (2007/08) e nos quartos-de-final (2008/09). Vai em busca do inédito tetra.
O histórico de confrontos é esclarecedor, no campo estatístico, quarenta jogos disputados, um empate, trinta e oito vitórias para o leão que ruge no covil de Alvalade e uma para o seu opositor. Apesar desta frieza dos números, os jogos são carregados de equilíbrio e jogados no limite. Não vai fugir à regra este embate. Os comandados de Nuno Dias, quando chega as horas das decisões “veste o facto macaco” e seja em construção, transição ou esquemas táticos, entranha as suas garras, nas suas “presas” e normalmente sai vitorioso. Acredito que os visitados vão oferecer réplica. Tenho a certeza absoluta que Cláudio Moreira já radiografou e diagnosticou a zona e os momentos das fragilidades do adversário de forma a fazê-lo sucumbir. Veremos de quem será o rugido mais poderoso. Recordo-me, faz praticamente um ano, quando o génio Pedro Cary terminou a sua carreira, no pavilhão João Rocha, que o Sporting só em tempo de prolongamento alcançou a vitória (3-2). 
Em suma um jogo em que a dose de favoritismo recai para o campeão nacional, em que o felino mais audaz e mais astuto será o vencedor.

SL Benfica x SC Braga

Jogo de titãs! Com Taylor Swift em fundo. Jogo de alto quilate em todas as vertentes. Jogo em que em jogo, desculpem-me a redundância, está uma miscelânea interminável de consequências presentes e futuras. Esperamos que estes fatores colaterais não ofusquem nem estraguem o jogo que tem tudo para ser uma soberba partida de futsal. Seja dado aos artistas o papel principal. 
Factos: Uma destas equipas ficará fora da final e por consequência fora da UEFA Futsal Cup. E para contrariar a estatística, o Benfica tem um desafio, o terceiro classificado da fase regular nunca foi campeão. 
Benfica marca pela décima nona vez, presença nos play offs, sendo em sete vezes campeão, por nove ocasiões foi finalista vencido e caiu duas vezes nas meias-finais (2016/17 e 2013/2014). Por sua vez, SC de Braga onze presenças consecutivas. Uma época formidável que o leva à conquista do seu primeiro trofeu na modalidade, tem vindo paulatinamente a consolidar toda a estrutura de forma a se colocar no pelotão da frente para ombrear com leões e aguias. Penso que a contratação de Joel Rocha, de jogadores de elite e essencialmente a sua “arena” onde disputa os jogos tornaram possível atenuar o hiato que os separava dos tradicionais candidatos ao titulo, podendo atualmente falarmos de um trio e não de um dueto. Os bracarenses vão para a sua décima primeira presença em Play offs. Estiveram numa final (2016/17) em que perderam para o Sporting. Depois constam, respetivamente quatro presenças nas meias e quartos-de-final. Ambos os conjuntos têm dois técnicos que se conhecem. Ambos os conjuntos têm jogadores internacionais com sede sempre de vencer. Se o Mestre Alfred Hitchcock, fosse vivo, teria aqui um enredo, como pano de fundo, para engendrar uma fantástica obra de suspense. Guarda redes subidos em construção ofensiva? Creio que vamos ter! Jogo direto ganhando profundidade atendendo aos pivôs de ambos os conjuntos? Também creio que vamos assistir a vários momentos com esta nuance. Desequilíbrios individuais de 1x1 fazendo jus à criatividade dos intervenientes?! Obvio! Encaixes defensivos pré-definidos? Sim. É uma aposta pessoal! Novidades no capítulo estratégico. Evidentemente! Em suma, tudo reunido para uma excelente partida de futsal.

Vamos!!! Srº Juiz, apite sff. Comece o jogo.
Salte a bola, viva o Futsal.



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade