Uma surpresa chamada Croácia



Os croatas nunca tinham estado nos quartos de final de um Campeonato Mundial Universitário de Futsal da FISU, mas esta seleção masculina conseguiu superar todas as anteriores para conquistar a medalha de ouro em Xangai.

O Campeonato Mundial Universitário de Futsal da FISU Shanghai 2024 foi como um sonho que se tornou realidade para a seleção masculina croata. Depois de fortes atuações na fase de grupos – como a vitória por 7-4 sobre a Nova Zelândia – os homens de camisa xadrez continuaram a sua jornada rumo às estrelas.

Depois de se classificarem pela primeira vez para os quartos de final de um Campeonato Mundial Universitário de Futsal da FISU, eles não pareceram nada tímidos ao enfrentar Portugal, um adversário muito forte. Venceram por 4-1 e derrotaram a Ucrânia (4-2) nas semifinais!

Depois restava “só” o Brasil no caminho do ouro. Mas ninguém impediu a Croácia em Xangai, nem mesmo uma das melhores equipas do mundo. Mas os croatas não baixaram a cabeça e conseguiram começar a final exatamente como queriam: marcando com um ataque rápido logo no primeiro minuto de jogo. Foi um primeiro tempo extremamente equilibrado, com duas equipas muito ofensivas e a dois minutos para o intervalo, a Croácia conseguiu dobrar o marcador.

O segundo tempo foi marcado por ataques implacáveis ​​de ambos os lados. Por volta dos 6 minutos e 50 segundos do segundo tempo, o Brasil voltou por 2-1. O suficiente para assustar a Croácia? Possivelmente. Ou talvez apenas se concentraram no plano de jogo e aproveitaram as lacunas defensivas deixadas por uma seleção brasileira desesperada para se recuperar. E apesar de todos os seus esforços, a excelente sequência de vitórias da Croácia foi selada com mais uma vitória. 4-1 e uma medalha de ouro muito merecida.

O croata Nikola Gudasic “Foi um jogo realmente muito difícil. A seleção brasileira tem pessoas muito boas que conseguiram nos colocar em situações difíceis. Mas assumimos a vantagem logo no início e continuámos a defender bem e o resultado veio disso. É uma sensação muito boa!”

Competição masculina:

1. Croácia
2. Brasil
3. França
4. Ucrânia
5. Marrocos
6. Arábia Saudita
7. Portugal
8. República Tcheca
9. Nova Zelândia
10. Omã
11. China
12: Hong Kong
13. Mongólia
14. Emirados Árabes Unidos

O próximo Campeonato Mundial de Futsal da FISU será em Poznan (POL) em 2026.


Vídeos
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade