Fede Vidal muda de plano e chama Paniagua e Javi Mínguez

O selecionador espanhol aumentou a convocatória inicial de 15 para 17 jogadores.
A Espanha mudou o seu plano inicial para o Mundial no Uzbequistão. Fede Vidal decidiu que Francisco Paniagua e Javi Mínguez vão participar nos treinos da seleção a partir da próxima segunda-feira, 5 de agosto. A dos dois jogadores surpreendeu, uma vez que, no anúncio da lista a 1 de julho, o selecionador especificou que seriam apenas 15 jogadores.
Ao contrário de outros países que fizeram um apelo inicial mais alargado, Fede Vidal declarou que "tivemos tempo suficiente para avaliar quem tem de estar na lista e não pretendíamos que a preparação envolvesse desgaste ao nível de quem vai estar na lista É bom para os jogadores que o objetivo seja ganhar e não ir ao Mundial", especificou o seleccionador nacional, que terá agora um total de 17 jogadores à sua disposição.
Depois de terminar a primeira fase de preparação para o Mundial do Uzbequistão na passada quinta-feira, 1 de agosto, após uma semana de trabalho e 11 treinos, nos quais o aspeto físico teve bastante destaque, os jogadores aproveitaram três dias de descanso. No regresso, vão conhecer dois novos colegas no Las Rozas Football City, que chegam sem preparação física prévia e diretos das férias.
O portal Relevo, por Gustavo Muñana, confirma que nenhum jogador foi tocado ou ferido até ao momento na expedição. A surpreendente chamada de Paniagua e Mínguez fez-nos pensar na necessidade de ter peças de substituição perfeitamente adaptadas. Na segunda fase, os comandados de Fede Vidal deslocam-se a Marrocos, no dia 10, para defrontar a seleção africana, nos dias 12 e 14, nos dois primeiros dos sete particulares que vão disputar.
Recorde-se que Daniel Gabriel saiu da lista inicial por motivos pessoais e Jesús Gordillo ocupou o seu lugar. Um pivot canhoto por um destro. Recorde-se que a lista definitiva de 14 jogadores deverá ser entregues à FIFA um dia antes da estreia frente ao Cazaquistão, a 15 de setembro, para Grupo D.
Com a inclusão de Paniagua e Mínguez abrem-se outras alternativas e ninguém parece ter o seu lugar garantido agora e as surpresas de última hora não podem ser descartadas.
Na terceira fase de preparação, a Espanha defrontará a Hungria, a França e a Costa Rica. Frente aos magiares, a equipa jogará em Ferrol (22 de agosto), enquanto as outras duas partidas serão disputadas no pavilhão Las Rozas Football City, nos dias 26 e 28 de agosto, respetivamente. A ronda de particulares será encerrada com o Tajiquistão, frente à seleção anfitriã e à Holanda.