Pito sucede a Pany Varela e vence o prémio de melhor jogador do mundo

Pivô brasileiro apontou 31 golos em 40 jogos pelo Barcelona na última temporada
Jean Pierre Guisel Costa, conhecido no futsal como «Pito», foi distinguido, esta sexta-feira, como o melhor jogador do mundo.
O pivot brasileiro sucede assim ao internacional português, Pany Varela, que na última temporada recebeu o prémio. Numa época em que conquistou uma Copa América e uma Taça de Espanha, o pivô apontou 31 golos em 40 jogos pelo Barcelona, em todas as competições.
Pito é o quinto brasileiro eleito melhor do mundo no futsal. Além dele, Ferrão (2019, 2020 e 2021), Falcão (2004, 2006, 2011 e 2012), Schumacher (2008) e Manoel Tobias (2000, 2001 e 2002) levaram a honraria.
Nascido em Chapecó, Santa Catarina, Pito, de 32 anos, começou a carreira no Criciúma e passou por Pinhalzinho, Concórdia e Carlos Barbosa antes de partir para a Espanha.
Pito defendeu o ELPozo de Murcia e Inter Movistar antes de se transferir para o Barcelona em 2021. Pelo clube catalão, o brasileiro conquistou diversos títulos.
“Sei que agora aumenta a pressão, mas são nesses momentos que dá para provar que realmente me esforcei todos esses anos. Vou dar o meu melhor para conquistar esse título para o Brasil. Só agradecer todos que me ajudaram a conquistar esse prémio”, comentou Pito, à CBF.
Pany Varela (Sporting) e Zicky (Sporting) estavam entre os nomeados para o prémio.
Recorde aqui a lista de nomeados ao prémio:
Salar Aghapour (Irão, Palma Futsal)
Alan Brandi (Argentina, Jaén Paraíso Interior)
Catela (Espanha, Barcelona)
Charuto (Brasil, Magnus Futsal)
Soufiane El Mesrar (Marrocos, Étoile Lavalloise Mayenne Futsal Club)
Gustavinho (Brasil, Cascavel Futsal)
Pany (Portugal, Sporting)
Pito (Brasil, Barcelona)
Richard (Brasil, Clube Esportivo e Recreativo Atlântico Erechim)
Zicky (Portugal, Sporting).