Argentina garante passagem aos oitavos; Espanha reage e Cazaquistão vence bem

Albiceleste assegurou a classificação para os oitavos de final do Mundial de Futsal da FIFA ao vencer jogo o duro Afeganistão; Cazaquistão e Espanha estão quase lá, e vão disputar a liderança após ótimas vitórias pelo Grupo D.
Albert Akbalikov, Catela e Matías Rosa brilharam no quinto dia do Uzbequistão 2024. O talento de Rosa assegurou à Argentina a classificação para as eliminatórias. Já o Cazaquistão e a Espanha estão quase lá, ainda que disputando entre si a liderança do seu grupo.
Angola 2x7 Ucrânia
Golos de Angola: Hélber (17'), Vedo (40')
Golos da Ucrânia: Yevhenii Zhuk (7'), Ihor Korsun (13 e 16'), Andrii Melnyk (26'), Mykhailo Zvarych (28'), Ihor Cherniavskyi (32'), Nazar Shved (40')
Jogador da Partida: Ihor Korsun (Ucrânia)
Os ucranianos são um povo especial. Apesar da sua seleção ter sofrido a pior derrota da sua história num Mundial de Futsal da FIFA no domingo, compareceram em grande número nesta quarta-feira e seguiram em frente com os seus heróis desde o primeiro ao último minuto. E aí os homens de amarelo proporcionaram-lhes uma noite inesquecível, com destaque para Ihor Korsun. Angola sofreu mais uma dolorosa derrota, mas os seus adeptos poderão guardar para sempre a imagem do golaço marcado por Hélber na sua primeira partida pelo Mundial.
“A emoção é fantástica. Temos que agradecer aos torcedores. Eles foram fantásticos, incríveis. O barulho realmente nos impulsionou a correr o máximo que podíamos, defender com tudo o que tínhamos e fazer gols.”
Ihor Korsun, herói do dia para a Ucrânia
“O melhor time venceu. Demos tudo de nós, mas cometemos alguns erros. Ainda temos uma chance. Sabemos agora que precisamos vencer a Argentina e acreditamos que podemos.”
Helber, craque de Angola
A Ucrânia agora soma cinco vitórias consecutivas contra adversários africanos na competição.
Líbia 1x4 Cazaquistão
Golo da Líbia: Mohamed Khamies (17')
Golos do Cazaquistão: Suhayb Alghoul (contra - 15'), Birzhan Orazov (17'), Zhakhangir Rashit (18'), Albert Akbalikov (35')
Jogador da Partida: Albert Akbalikov (Cazquistão)
O treinador Kaká alertou os seus jogadores contra um possível deslize. Já sem poder contar com um grande jogador, Taynan, os cazaques teriam de enfrentar a Líbia também sem o suspenso Dauren Tursagulov. Para completar, após o empate contra a Espanha na estreia o Cazaquitão entrou com tudo. Tudo isso quer dizer que o Cazaquistão precisava de um herói. Felizmente para eles, Albert Akbalikov chegou e estava pronto para atender os adeptos. Ele fez um golo e deu uma assistência para liderar o ataque cazaque.
“A vitória foi muito importante para nós depois do jogo com a Espanha. O apoio dos torcedores era esperado. Já sabíamos que muita gente viria. É muito agradável e parece que estamos jogando em casa.”
Douglas Júnior, fixo do Cazquistão
Argentina 2x1 Afeganistão
Golos da Argentina: Matías Rosa (3', 32')
Golo do Afeganistão: Nicolas Sarmiento (contra - 32')
Jogador da Partida: Javad Safari (Afeganistão)
O aniversário de 29 anos de Matias Rosa poderia ter sido mais animado? Antes de soprar velas, Rosa marcou os dois golos da Argentina – e o segundo foi logo depois do empate do Afeganistão, num jogo bastante equilibrado. Com isso, a equipa que foi finalista das últimas edições do Mundial já está posicionada para tentar mais uma vez ir longe no torneio, a partir dos oitavos de final. Além do mais, a Argentina vai mostrando que tem um repertório vasto.
Com a palavra
“Tenho que dar crédito ao Afeganistão. Eles fizeram um grande jogo, foi 50/50. O goleiro deles também fez ótimas defesas. Felizmente para nós, Mati foi decisivo. Ele está fazendo um ótimo torneio e estamos muito felizes por ele.”
Kiki Vaporaki, ala da Argentina
A Argentina sofreu exatamente um gol em seis dos últimos sete jogos pela Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A exceção foi a derrota por 2 a 1 para Portugal na final da Lituânia de 2021.
Espanha 7x1 Nova Zelândia
Golos da Espanha: Miguel Mellado (12'), Raul Gómez (22), Catela (25, 32 e 33'), Jesus Gordillo (26'), Raul Campos (30')
Golo da Nova Zelândia: Art Twigg (6')
Jogador da Partida: Catela (Espanha)
Os Futsal Whites sabiam que, se fosse para vencer, esta seria uma tarefa complicada.. E olha que, por um tempo, isso pareceu possível. Dylan Manickum deixou dois espanhóis para trás com maestria e fez o passe para Art Twigg colocar a Nova Zelândia na frente. Catela e a Espanha libertaram a situação.
“Criamos muitas chances e isso é algo para ficarmos satisfeitos. No entanto, faltou-nos aquele toque final ou um pouco de sorte. Não sabemos como a bola não entrou em diversas ocasiões.”
Fede Vidal, técnico da Espanha
“Marcar primeiro contra a Espanha foi um momento muito especial. Mas a Espanha é uma equipa de categoria e tem uma equipe que pode ir longe no torneio. [Nosso desempenho] é algo para se orgulhar.”
Marvin Eakins, técnico da Nova Zelândia
A Espanha registrou 109 remates alucinantes, com 39 no alvo contra os neozelandeses
Vídeos