Argentina garante passagem aos oitavos; Espanha reage e Cazaquistão vence bem



Albiceleste assegurou a classificação para os oitavos de final do Mundial de Futsal da FIFA ao vencer jogo o duro Afeganistão; Cazaquistão e Espanha estão quase lá, e vão disputar a liderança após ótimas vitórias pelo Grupo D.

Albert Akbalikov, Catela e Matías Rosa brilharam no quinto dia do Uzbequistão 2024. O talento de Rosa assegurou à Argentina a classificação para as eliminatórias. Já o Cazaquistão e a Espanha estão quase lá, ainda que disputando entre si a liderança do seu grupo.

Angola 2x7 Ucrânia
Golos de Angola: Hélber (17'), Vedo (40')
Golos da Ucrânia: Yevhenii Zhuk (7'), Ihor Korsun (13 e 16'), Andrii Melnyk (26'), Mykhailo Zvarych (28'), Ihor Cherniavskyi (32'), Nazar Shved (40')
Jogador da Partida: Ihor Korsun (Ucrânia)

Os ucranianos são um povo especial. Apesar da sua seleção ter sofrido a pior derrota da sua história num Mundial de Futsal da FIFA no domingo, compareceram em grande número nesta quarta-feira e seguiram em frente com os seus heróis desde o primeiro ao último minuto. E aí os homens de amarelo proporcionaram-lhes uma noite inesquecível, com destaque para Ihor Korsun. Angola sofreu mais uma dolorosa derrota, mas os seus adeptos poderão guardar para sempre a imagem do golaço marcado por Hélber na sua primeira partida pelo Mundial.

“A emoção é fantástica. Temos que agradecer aos torcedores. Eles foram fantásticos, incríveis. O barulho realmente nos impulsionou a correr o máximo que podíamos, defender com tudo o que tínhamos e fazer gols.”
Ihor Korsun, herói do dia para a Ucrânia


“O melhor time venceu. Demos tudo de nós, mas cometemos alguns erros. Ainda temos uma chance. Sabemos agora que precisamos vencer a Argentina e acreditamos que podemos.”
Helber, craque de Angola

A Ucrânia agora soma cinco vitórias consecutivas contra adversários africanos na competição.


Líbia 1x4 Cazaquistão
Golo da Líbia: Mohamed Khamies (17')
Golos do Cazaquistão: Suhayb Alghoul (contra - 15'), Birzhan Orazov (17'), Zhakhangir Rashit (18'), Albert Akbalikov (35')
Jogador da Partida: Albert Akbalikov (Cazquistão)

O treinador Kaká alertou os seus jogadores contra um possível deslize. Já sem poder contar com um grande jogador, Taynan, os cazaques teriam de enfrentar a Líbia também sem o suspenso Dauren Tursagulov. Para completar, após o empate contra a Espanha na estreia o Cazaquitão entrou com tudo. Tudo isso quer dizer que o Cazaquistão precisava de um herói. Felizmente para eles, Albert Akbalikov chegou e estava pronto para atender os adeptos. Ele fez um golo e deu uma assistência para liderar o ataque cazaque.

“A vitória foi muito importante para nós depois do jogo com a Espanha. O apoio dos torcedores era esperado. Já sabíamos que muita gente viria. É muito agradável e parece que estamos jogando em casa.”
Douglas Júnior, fixo do Cazquistão

Argentina 2x1 Afeganistão
Golos da Argentina: Matías Rosa (3', 32')
Golo do Afeganistão: Nicolas Sarmiento (contra - 32')
Jogador da Partida: Javad Safari (Afeganistão)

O aniversário de 29 anos de Matias Rosa poderia ter sido mais animado? Antes de soprar velas, Rosa marcou os dois golos da Argentina – e o segundo foi logo depois do empate do Afeganistão, num jogo bastante equilibrado. Com isso, a equipa que foi finalista das últimas edições do Mundial já está posicionada para tentar mais uma vez ir longe no torneio, a partir dos oitavos de final. Além do mais, a Argentina vai mostrando que tem um repertório vasto.

Com a palavra
“Tenho que dar crédito ao Afeganistão. Eles fizeram um grande jogo, foi 50/50. O goleiro deles também fez ótimas defesas. Felizmente para nós, Mati foi decisivo. Ele está fazendo um ótimo torneio e estamos muito felizes por ele.”
Kiki Vaporaki, ala da Argentina

A Argentina sofreu exatamente um gol em seis dos últimos sete jogos pela Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A exceção foi a derrota por 2 a 1 para Portugal na final da Lituânia de 2021.

Espanha 7x1 Nova Zelândia
Golos da Espanha: Miguel Mellado (12'), Raul Gómez (22), Catela (25, 32 e 33'), Jesus Gordillo (26'), Raul Campos (30')
Golo da Nova Zelândia: Art Twigg (6')
Jogador da Partida: Catela (Espanha)

Os Futsal Whites sabiam que, se fosse para vencer, esta seria uma tarefa complicada.. E olha que, por um tempo, isso pareceu possível. Dylan Manickum deixou dois espanhóis para trás com maestria e fez o passe para Art Twigg colocar a Nova Zelândia na frente. Catela e a Espanha libertaram a situação. 

“Criamos muitas chances e isso é algo para ficarmos satisfeitos. No entanto, faltou-nos aquele toque final ou um pouco de sorte. Não sabemos como a bola não entrou em diversas ocasiões.”
Fede Vidal, técnico da Espanha

“Marcar primeiro contra a Espanha foi um momento muito especial. Mas a Espanha é uma equipa de categoria e tem uma equipe que pode ir longe no torneio. [Nosso desempenho] ​​é algo para se orgulhar.”
Marvin Eakins, técnico da Nova Zelândia

A Espanha registrou 109 remates alucinantes, com 39 no alvo contra os neozelandeses

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade