Antevisão da Jornada 1 da Liga Placard de Futsal, por António Aires



Jornada 1

Está aberta, oficialmente, a temporada. Encerrou-se o ciclo do Mundial do Uzbequistão e oficialmente tem inicio a Liga Placard 2024/25 em seniores masculinos. Que comece a bola saltar na quadra e o coração a vibrar em cada treinador, jogador e adepto.
Promete competitividade e emoção! Tivemos plantéis a sofrerem retoques, uns mais outros menos, contudo, todos os clubes partem carregados de sonhos e expectativas, com base nos objectivos traçados, na esperança da realização de uma época que se avizinha apaixonante e que possa permitir a consumação dos objectivos definidos e traçados.

GRC Dínamo Sanjoanense x CRC Quinta dos Lombos
A equipa de Bruno Guimarães e ele próprio estão de regresso à elite, em busca, creio eu, de permanecer, finda a época entre os grandes. O plantel é constituído por um mix de jogadores experientes como Óscar Santos, Serginho, Cigano e o campeão europeu Márcio Moreira, aliado a uma juventude rebelde, com uma enorme vontade de mostrar as suas qualidades. Vão dar tudo. Os são joanenses, defrontam uma equipa rejuvenescida que na época passada passou enormes dificuldades para se manter no escalão primodivisionário. Jorge Monteiro e sua direcção procuraram recrutar atletas, no sentido da navegação ser mais calma e serena. Gonçalo Sobral e Fábio Lima são as contratações mais sonantes. Creio que os play offs serão um dos objectivos a alcançar na presente temporada, por parte da equipa de Carcavelos. O jogo, na minha óptica, vai ser equilibrado. Veremos até que ponto o factor casa não é decisivo, no capítulo emocional, pois é abertura da época, e por vezes as pernas pesam mais um pouco, e a “tremedeira” não fica circunscrita somente ao coração. Os jogos da pre época já passaram e agora é doer!

SC Lusitânia x SL Benfica
Batismo dos açorianos entre os grandes. Mais uma proeza do técnico José Feijão a levar novamente uma equipa até ao Olimpo dos deuses do futsal em Portugal. Uma certeza é, se Hercules teve que realizar 12 trabalhos para expiar seus pecados, a fúria do deus Benfica comandada agora pelo timoneiro Cassiano Klein vai ser uma batalha dura para os açorianos. Toca a desfrutar da Liga de Futsal. Na equipa insular destaca-se Nilton para defender as redes, e outros reforços pescados em terras de Vera Cruz, como os casos Leo Evangelista, Neto, Welinton e Cadu complementados por jovens nacionais. A missão de permanecer na primeira divisão será hercúlea. Os encarnados sofreram mudanças estruturais com o intuito de roubar ao Sporting a hegemonia dos últimos anos. A contratação do treinador Cassiano e de Raul Moreira para a estrutura é um sinal claro como Benfica se apresenta para esta nova temporada. Como contratações destacam-se os jogadores André Coelho, André Correia e Raul Moreira. Afonso Jesus irá capitanear esta equipa com a saída de Bruno Coelho. Recorde-se que o Benfica estará ausente das competições europeias em 2024/25. Aposta total nas provas internas e estas começam a ser servidas, não com carne de Alcatra, mas às 12.00h de sábado no Pavilhão municipal de Angra do Heroísmo. E só a vitória interessa aos encarnados.

SCU Torreense Sad x SCF Zêzere By Zêzerovo
As duas equipas na época anterior alcançaram os play offs. Os achigãs foram a sensação da prova e creio que Ricardo Lobão montou um grupo capaz de surpreender na presente temporada. O internacional angolano Jô, Djaelson e Alan Gitahy entre outros são sinais de velocidade, virtuosismo e lances carregados de beleza. Se serão capazes de superar o desempenho da época anterior, só o desenrolar do campeonato atestará a veracidade desta premissa. Por sua vez, no comando dos visitados temos alteração na equipa técnica com Miguel Velez, após um trabalho fantástico no Amsac, a carregar agora incumbência de comandar uma equipa que também viu entrar novos jogadores. Para a baliza é o regresso a Portugal de Cristiano Santos, do adversário desta jornada, chegam dois jogadores que foram influentes nos resultados da sua ex-equipa que são o pivô Xisto e o fixo Nicolas Tomé. Estes atletas vêm acrescentar, a par de outras contratações e permanências irreverencia e qualidade para os objectivos da época. Será um dos bons jogos da jornada inaugural.
Sporting CP x AD Fundão
O campeão entra em campo como tetra campeão. Foi feita história e não acredito que queriam ficar por aqui! Nuno Dias perdeu e o futsal português de igual modo, a beleza que Pany Varela trazia às quadras. Entrou o pivô Allan Guilherme. Creio, de igual modo, que “cantera” do covil do leão, vai na presente temporada mostrar alguns novos valores (jogadores) para os jogos que vamos ter neste campeonato, a julgar por aquilo que assisti na pre época. Os serranos têm sido inexcedíveis na luta que travam todas as épocas, pagando o preço da “interioridade”, que só é superado com muito trabalho e união. Época passada foi difícil com enormes sustos e a ficarem fora dos play offs. O grupo de Nuno Couto entre algumas contratações e cedências, bem como com permanências que conhecem os cantos à casa, arrancam para uma época que ambicionam que seja mais tranquila. O grupo é jovem, se é verdade que vão debitar uma energia estonteante dentro das quatro linhas, provavelmente escasseia experiencia vivencial, que por vezes, é um detalhe muito ténue, mas que nos pode colocar entre alegria da vitória e o abismo da derrota. Os leões são favoritos para esta partida.

SC Braga x CR Leões Porto Salvo
Jogo da jornada. Joga o vice-campeão e o quarto classificado da liga da época passada. Os jogos entre estes dois emblemas são sempre intensos e imprevisíveis, no concerne aos desfecho final. Ambos os conjuntos efectuaram uma excelente pre época. Cláudio Moreira apesar de ter perdido o esquerdino matador, Bruno Pinto, outro jogador a emigrar para as arábias, bem como André Correia para o Benfica, viu chegar dois jogadores para o posto especifico de guarda-redes, o André Sousa e o Martim. Ter mantido o núcleo duro foi talvez a mais-valia do grupo de trabalho. Será suficiente para alcançar os mesmos números da época anterior, numa liga que está cada vez mais competitiva? Por sua vez, os guerreiros do Minho, tem provas europeias e um estatuto a confirmar na presente edição da prova. Robinho e Allan já não fazem parte das opções de Joel Rocha. Entra o internacional Hugo Neves e da liga brasileira chegam Penézio e Mazzeto. O núcleo duro permanece e as aspirações por títulos continuam intactas e desafiantes. O favoritismo recai sobre os donos da arena, com a garantia de que o adversário vai oferecer uma réplica pela conquista dos pontos em disputa.

Eléctrico FC x ADCR Caxinas Poça Barca
Bom jogo. A equipa de Ponte de Sôr sofreu “remodelações” consideráveis no seio do grupo de trabalho. Considero que a grande perca é Simi Saioti, entre outros. Mas o treinador João Freitas Pinto é um técnico com “olho”. Contratou elementos chave para colmatar as saídas. Para fazer golos, chega Fernandinho. Para organizar a organização defensiva a par de Ferrugem, temos o internacional Nilson, que é um jogador fundamental. Dos Lombos chegam dois trabalhadores, à imagem do técnico, que são os incansáveis Telmo Sousa e Henrique Vicente. E do outro lado do Atlântico Thiaguinho e Alê trazem o samba brasileiro. As opções não abundam em excesso, falando quantitativamente mas sobram em qualidade. Por sua vez, os caxineiros perderam o seu capitão Raul Moreira e outros jogadores experientes que foram cruciais no desempenho da equipa, em épocas anteriores. Contudo, se esta equipa tem o condão de se transfigurar, ano após ano, recorrendo à matéria-prima da sua formação, isso deve-se ao seu treinador Nuno Silva. Do país das pampas vieram dois argentinos Dorda e Cuello, os jovens Tomás Colaso e Pedro Marques, do Benfica, retocam a equipa entre muita juventude já existente. Poderá ser este o calcanhar de Aquiles dos Vila Condenses, pois o segredo será equilibrar a experiencia com a juventude dentro da quadra, e as ideias do treinador acontecerem. Creio que nesta capítulo, a equipa da casa leva um ligeiro favoritismo para esta partida.
Que role a bola para mais uma época desportiva, onde o futsal seja a estrela que brilhe dentro do respeito, da verdade desportiva e do fair play entre todos os agentes desportivos e adeptos.

Viva o FUTSAL!

Vídeos
Os melhores golos da jornada 10 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 9 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 7 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 8 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 6 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 5 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 7 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 6 da Liga Feminina Placard
Os Melhores golos da Jornada 4 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 5 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade