UEFA finaliza mudança de formato da Liga dos Campeões em 2025, escreve o Relevo



Hoje começa aquela que poderá ser a última jornada de elite que dará lugar na próxima temporada a dois jogos de ida e volta dos oitavos de final e quartos de final, que definirão as 4 eliminatórias para a Final Four, pode ler-se na publicação de o Relevo

A UEFA parece determinada a tomar medidas para promover a Liga dos Campeões de Futsal. O órgão máximo do futebol europeu está a ultimar uma nova alteração de formato para a próxima temporada, que aguarda aprovação, como o Relevo pôde confirmar. A ronda de elite, que começa hoje, desapareceria e após a disputa da ronda principal seriam configurados jogos de oitavos de final e quartos de final com as 16 equipas apuradas, que seriam disputados a duas mãos, tendo em conta o coeficiente dos clubes participantes .

Em 2006, a Taça dos Campeões Europeus foi rebatizada UEFA Futsal Champions League e a mudança de nome trouxe consigo uma alteração no formato. 19 anos depois, finalmente o órgão máximo do futebol europeu, liderado pela diretora das competições de futsal, Lauren Morel, renova o sistema de competição. Na atual ronda de elite, as 16 equipas apuradas são sorteadas em quatro grupos e os vencedores de cada grupo avançam para os playoffs da fase final. Na época 2025-26, será substituído por eliminatórias a duas mãos e quartos de final.

Devido à pandemia, a UEFA fez uma modificação provisória na temporada de 2021. A fase preliminar, a fase principal e a ronda de elite (todas originalmente planeadas com mini-torneios) foram substituídas por eliminatórias num único jogo. A fase preliminar foi disputada em novembro, os oitavos de final em janeiro e os oitavos de final em fevereiro. Os oito finalistas (em vez dos quatro finalistas) foram disputados em maio, em Zadar. Esta experiência foi satisfatória e é a base para a futura mudança que está a ser implementada e que os principais clubes europeus exigiam.

A premissa da UEFA é garantir pelo menos um jogo da principal competição europeia a cada equipa participante perante os seus adeptos, podendo até ser dois antes de determinar os quatro semifinalistas que disputariam a Final Four, cujo formato seria respeitado. No ano passado, os grandes clubes já manifestaram o seu descontentamento com a UEFA pela escolha de Yerevan como sede para determinar o campeão de 2024 e por outras questões como a visibilidade, a centralização dos direitos audiovisuais (sempre nas mãos do anfitrião de cada eliminatória) e ainda a atribuição de um prémio financeiro ao vencedor.

Por incrível que pareça, o campeão da UEFA Futsal Champions League não recebe qualquer prémio monetário. Por exemplo, em Espanha, a RFEF premeia o vencedor da Taça de Espanha com 25.000 euros e o segundo classificado com 18.500. O torneio continental máximo para muitas equipas é uma derrota com deslocações longas, apesar de ser subsidiado com 10 mil euros por fase disputada. O custo da participação pode disparar até aos 60.000 euros.


Illes Balears Palma Futsal e Jimbee Cartagena estreiam-se amanhã, quarta-feira, como anfitriões da Ronda de Elite dos Grupos D e A respetivamente. Os maiorquinos, pelo terceiro ano consecutivo, e os cartagenenses, na sua estreia continental, vão procurar o apuramento para a Final Four perante os seus adeptos em Son Moix e no Palacio de los Deportes, que vai receber a principal competição europeia da primeira vez na sua história .

O bicampeão continental jogará contra o Kazakh Futsal Club Semey, com Ferrão e Higuita nas suas fileiras, na quarta-feira, às 19h30. Na quinta-feira, à mesma hora, defronta o eslovaco Futsal Klub Lučenec e no sábado fecha a participação frente ao Record polaco Bielsko-Biała, comandado pelo treinador catalão Chus López e com dois jogadores espanhóis nas suas fileiras, como Daniel de la Peña e Eric Panés.

Por sua vez, o campeão da Liga estreia-se na quarta-feira, às 20h30, frente ao italiano Meta Catania, treinado por Juanra Calvo. Na quinta-feira, à mesma hora, a equipa de Duda defronta o Riga Letón, comandado pelo português Tiago Polido com seis brasileiros e dois argentinos (Dylan Vargas e Ángel Claudino). O clube melão encerrará o jogo no sábado, às 20h00, frente ao romeno Galati, com o brasileiro Cacau no banco.

As outras sedes serão Lisboa, onde se realizará um dérbi português entre o Sporting e o Braga, juntamente com os belgas RSC Anderlecht e Plzeň. O Grupo C será o mais complexo de todos. No Grupo B, o croata MNK Futsal Dinamo vai receber em Zagreb onde haverá mais um duelo de máxima rivalidade contra os seus compatriotas do MNK Olmissum. O Kairat Almaty

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade