Kairat apurado para a final-four da UEFA Futsal Champions League, Sporting, Jimbee e Palma bem colocados para seguirem as pisadas da equipa cazaque.



O Kairat Almaty é a primeira equipa a atingir a fase final desta edição da UEFA Futsal Champions League, após garantir a vitória no seu grupo da ronda de elite, que decorre até sábado.

Esta fase da competição disputa-se no formato de mini-torneios, num só local, e conta com a participação de 16 equipas, apuradas através da fase principal.

Os quatro vencedores de grupos avançam para a fase final, marcada para os dias 1/2 e 3/4 de Maio, com anfitrião por confirmar.

Grupos da ronda de elite
Grupo A (termina no sábado)
Cartagena Costa Cálida (ESP, anfitrião), United Galati (ROU), Catania (ITA), Riga Futsal Club (LVA)
O Cartagena está em vantagem na luta pelo primeiro lugar após golear o também estreante Catania e bater o Riga com reviravolta, sendo o campeão Galati o próximo obstáculo.

Cartagena e Catania estão nas suas épocas de estreia nas provas europeias, sendo que nenhum destes clubes logrou atingir a fase final.
O Catania é o único sobrevivente da fase preliminar.
O United Galati, que esteve anteriormente na ronda de elite em 2022/23, é treinado por Cacau, que levou o Kairat à conquista do troféu em 2012/13 e em 2014/15.
O Riga também disputou a ronda de elite na temporada transacta enquanto estreante.
Nenhuma equipa da Roménia ou da Letónia atingiu anteriormente a fase final (embora a fase final de 2022 tenha tido lugar em Riga).

Grupo B (termina no sábado)
Kairat Almaty (KAZ), Olmissum (CRO), Etoile Lavalloise (FRA), Futsal Dinamo (CRO, anfitrião)
Ausente desde 2021, o Kairat está de volta à fase final após bater Etoile Lavalloise e Olmissum e beneficiando da derrota do Dinamo, seu mais directo perseguidor.
O Kairat foi campeão em 2012/13 e em 2014/15, tendo mantido o recorde de atingir a ronda de elite nas 18 edições que comportaram essa fase da prova.
O Olmissum está entre as 16 melhores equipas pela quarta vez em cinco temporadas.
O Etoile Lavalloise chegou à ronda de elite na época transacta enquanto estreante.
O Olmissum - Dinamo foi o segundo jogo entre equipas croatas nas competições de clubes da UEFA, isto após o Novo Vrijeme Makarska ter batido o MNK Pula 2-0 na fase principal de 2022/23. A Croácia nunca teve um participante na fase final de quatro equipas pós-2006/07, mas o MNK Split esteve presente na fase final de oito equipas na edição inaugural em 2001/02, isto a caminho de chegar às meias-finais.

Grupo C (termina na sexta-feira)
Sporting CP (POR, anfitrião), SC Braga (POR), Plzeň (CZE), Sporting Anderlecht (BEL)
O Sporting CP venceu Anderlecht e Plzeň e vai decidir o apuramento frente ao rival luso Braga, que precisa mesmo de vencer se quiser ter hipóteses, num grupo onde também os belgas estão na luta.
O Braga também atingiu a ronda de elite na sua anterior participação, em 2017/18. O conjunto minhoto bateu o Plzeň 4-1 na fase principal desta época.
Durante a fase principal, o duas vezes campeão Sporting tornou-se apenas a segunda equipa a ultrapassar os 100 jogos nesta competição, depois do Kairat. O Sporting já era o clube com mais vitórias (agora 73) e golos (agora 449).
O Sporting defrontou por duas vezes outro adversário português, o Benfica, nesta prova, empatando 1-1 na ronda de elite de 2018/19 para se apurar para a fase final (que o Sporting venceu) e perdendo por 6-3 ante as Águias no play-off do terceiro lugar em 2023/24, em Yerevan.
O Anderlecht foi semifinalista em 2022/23, perdendo ante o Sporting CP. O Sporting também venceu o Anderlecht na ronda de elite da última temporada e, quando o clube belga era conhecido como Halle-Gooik, na ronda de elite de 2017/18 e na fase principal de 2016/17.
O Plzeň chegou anteriormente à ronda de elite em 2021/22, vencendo por 6-3 contra o Halle-Gooik (na última época antes de se tornar o Anderlecht). Procura ser o primeiro clube checo a atingir a fase final.

Grupo D (termina no sábado)
Illes Balears Palma (ESP, anfitrião), Record Bielsko-Biała (POL), Semey (KAZ), Lučenec (SVK)
O campeão Palma vai defender a liderança e a vantagem conferidas pelos triunfos ante Semey e Lučenec, defrontanto o estreante Semey no jogo decisivo.
O Palma venceu o titulo europeu nas duas últimas temporadas, tornando-se a única equipa a erguer o troféu nas suas duas primeiras participações desde o Castellón em 2001/02 e em 2002/03.
O emblema espanhol está invicto nos 20 jogos europeus que disputou até à data e, se o Palma ultrapassar a ronda de elite sem perder, então fará melhor do que o Castellón, que não sofreu qualquer derrota nos 21 jogos que realizou ao longo das três primeiras edições da antiga UEFA Futsal Cup.
O Record chegou anteriormente à ronda de elite em 2018/19. A Polónia nunca teve uma equipa na fase final de quatro equipas pós-2006/07, mas o Clearex Chorzów marcou presença na edição inaugural com oito clubes, em 2001/02.
O Semey, que conta com Higuita e Ferrao, está a fazer a sua época de estreias nas competições de clubes da UEFA.
O Lučenec está pela primeira vez na ronda de elite. Nenhum clube da Eslováquia atingiu anteriormente a fase final.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade