Meias-finais da Copa de Espanha com dois grandes duelos

Movistar Inter, Illes Balears Palma Futsal, Servigroup Peñíscola e Barça lutam por um lugar na final este domingo.
Apenas quatro sobreviventes se mantêm nesta XXXVI edição: Movistar Inter e Illes Balears Palma Futsal (18h15), por um lado, e Servigroup Peñíscola e Barça (20h30), por outro. Todos eles têm como objetivo chegar à final.
Se há dois rivais que sabem o que é defrontar-se na história recente do torneio, são, sem dúvida, os protagonistas da primeira meia-final desta edição. O Movistar Inter e o Illes Balears Palma Futsal defrontaram-se em sete dos últimos dez anos, com a equipa de Madrid a vencer sempre, exceto em 2024, quando quebrou o jejum contra a equipa da Telefónica. Curiosamente, esta será a primeira vez que se defrontam numa ronda que não seja os quartos de final, pelo que é um território desconhecido para ambos.
A equipa de Alberto Riquer realizou uma boa partida frente ao Jaén Paraíso Interior, apesar dos andaluzes terem conseguido recuperar. Conseguiram ultrapassar a situação mentalmente e montar uma combinação que culminou num golo a 11 segundos do fim do jogo. O êxtase tomou conta dos jogadores e do treinador, sinal de um trabalho bem feito e alinhado com a estratégia da direção. É sempre bom ganhar nos momentos finais, e se for com mais um passe, fica ainda mais bonito.
Por sua vez, depois de eliminar o anfitrião do torneio ElPozo Murcia Costa Cálida, a equipa de Antonio Vadillo procura quebrar o teto de vidro na competição, uma vez que nunca conseguiu o apuramento para o encontro final. Fá-lo-ão com a alta de Marcelo, que se reunirá ao grupo na capital regional esta sexta-feira. Dão força a um plantel já forte, pronto para se livrar dos fantasmas que têm atrapalhado o seu sucesso nos torneios nacionais. Promete ser uma batalha entre duas equipas com personalidades tão fortes quanto a sua qualidade em cada confronto.
A segunda meia-final da Taça de Espanha também será inédita, pois assistiremos a mais uma versão da aparente narrativa de David contra Golias, esta última provavelmente envolvendo o Barça. No entanto, vendo o resultado entre os dois esta temporada, com uma vitória fora por 3-7 no Palau Blaugrana, poder-se-ia pensar o contrário.
A experiência, no entanto, estará do lado dos catalães, uma vez que o que não está em causa é que esta será a primeira penúltima jornada da equipa de Castellón neste torneio. Irão sem pressão, por razões óbvias. Não têm nada a perder e tudo a ganhar.
O Servigroup Peñíscola entra numa nova fase da sua história. Se estar no centro das atenções já é recompensa suficiente, liderar a Liga e estar na Final Four da S.M. Cup. o Rei—, também se inscreveu para as meias-finais da Taça de Espanha. Com sofrimento, sem o jogo vistoso de toda a temporada e com o revés da lesão de Pani, mas com a sorte de campeões depois de Gio ter sido o herói na disputa de grandes penalidades frente ao Jimbee Cartagena Costa Cálida. Este ano, têm uma estrelinha no coração que os faz alcançar todos os objetivos a que se propõem, com um grito unânime dos adeptos de futsal: eles merecem.
O clássico catalão garantiu a última vaga em jogo nos oitavos de final deste sábado. O Barça trouxe-o para o relvado após uma vitória no primeiro tempo contra o Industrias Santa Coloma, o que lhes deu confiança para encarar o segundo tempo de uma forma um pouco mais tranquila, embora não confortável. Os atuais campeões do torneio deram continuidade à maldição de Colomas, nunca tendo passado da primeira fase nas suas oito participações no torneio. A vitória na Taça da Catalunha não teve o peso que gostariam, e a equipa do Barcelona impôs o seu domínio sem monopolizar demasiado os holofotes. Talvez esta seja uma vantagem da equipa de Tino Pérez, uma vez que as expectativas apontam para outras.
Foto: RFEF
Foto: RFEF
Vídeos