Portugal conquista o 1º lugar da qualificação Futsal Fem. - Seleção A



Vitória por 4-0 com Itália encerra apuramento com chave de ouro

A Seleção Nacional de Futsal Feminino venceu, este sábado, a congéenre de Itália, por 0-4, no terceiro e último jogo da Ronda de Elite de acesso ao Mundial 2025.

Ana Azevedo, Janice Silva (4'), Fifó (20') e Carolina Rocha (38') foram as autoras dos golos lusos.

No Palazzetto dello Sport "Corrado Roma", a Equipa das Quinas contou com a presença do vice-presidente da FPF, José Gomes.

Face a este resultado, Portugal termina a fase de qualficação invicto, com nove pontos e na liderança do Grupo A. Itália, Espanha e Polónia foram as outras duas nações europeias a carimbarem o passaporte rumo às Filipinas.

Montesilvano foi o quartel-general da Equipa das Quinas desde 16 de março, ficando situada na região de Abruzos, na província de Pescara, com cerca de 39 000 habitantes. O conjunto nacional regressa a Portugal este domingo, já com o objetivo cumprido e de olhos colocados no próximo desafio: o Campeonato do Mundo FIFA Filipinas 2025, de 21 de novembro a 7 de dezembro.

Quanto ao jogo, o público italiano disse presente e encheu as bancadas do PalaRoma com o verde, branco e vermelho da sua bandeira, mas foram as lusas que marcaram presença dentro da quadra, com uma forte personalidade e a pressionar bem alto, a mostrarem às transalpina que vinham para a terceira e última jornada com vontade de terminar este apuramento invictas.

O quarto minuto do duelo foi mágico para as comandadas de Conceição, com Maria Pereira a surgir na esquerda, a servir a capitã Ana Azevedo, que com toda a classe e pragmatismo, colocou o esférico no fundo das redes de Sestari, com um toque de génio, de calcanhar. A Equipa das Quinas não parava e Fifó, de canto, a colocar a bola na cocha de Janice, que só teve de empurrar para o 0-2.

O conjunto anfitrião reagiu e começou a atacar mais, com Adamatti a ter uma grande oportunidade nos pés, aos sete minutos, a atirar forte cruzado para uma irrepreensível defesa de Ana Catarina. No entanto, as corajosas lusitanas não diminuíram o seu entusiasmo, continuando coesas na defesa e determinadas nos seus ataques, com uma real chance de golo aos 17 minutos, com Ana Azevedo a assistir Kika, que na cara da guardiã adversária, rematou cruzado, com a redondinha a passar a centímetros do poste esquerdo.

A acabar a primeira metade, hora de mais um golo da seleção portuguesa, numa jogada que vinha escrita nos livros: Ana Azevedo inicia o lance no centro do terreno, abre em Maria Pereira, com a pivot nacional a realizar um passe recuado para a entrada da área, de onde surgia Fifó. A internacional de 24 anos rematou, de primeira, para o fundo da baliza, levando o marcador a 0-3 para o merecido descanso.

Na segunda metade do desafio,  a equipa da cassa entrou com tudo, a quererem forçar o erro português, com a seleção nacional a bater o pé e a dizer "Não", com um bloco à prova de bala, as guerreiras lusitanas mantiveram a baliza de Ana Catarina a salvo das constantes investidas dos oponentes. A batalha tomou conta de Montesilvano, com uma autêntica "guerra" no centro da quadra, com ambos os esquemas táticos a se encaixarem, sem muitas oportunidades de golo para os dois emblemas.

E quando tudo indicava que não haveria mais mudanças no resultado.... Carolina Rocha apareceu e fez o quarto à lei da bomba. Aos 38 minutos, a jogadora portuguesa dispara de primeira, do centro do terreno à boca da área, um autêntico míssil que só parou no seu alvo: a baliza. Assim, a Seleção Nacional de Futsal Feminino terminou a fase de qualificação invicta, conquistando nove pontos em nove possíveis.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade