Palma vence Sporting e segue para a final



O Sporting somou erros a mais na segunda parte e caiu hoje nas meias-finais da Liga dos Campeões de futsal, ao perder, por 3-0, com o bicampeão europeu Palma Futsal, mais eficaz a decidir nos detalhes.

Em Le Mans, em França, na reedição do encontro decisivo de 2022/23, os espanhóis voltaram a festejar e vão à sua terceira final consecutiva, no domingo, perante os cazaques do Kairat Almaty, graças aos golos de Gordillo, aos 28 minutos, Rivillos (39) e Luan Muller (40).

O Sporting, que procurava chegar à sua oitava final europeia, ficou em ‘branco’ pela terceira vez no ‘reinado’ de 13 anos do treinador Nuno Dias – sempre nas competições europeias – e vai agora tentar chegar ao pódio, defrontando os espanhóis Cartagena no domingo, às 17:00 locais (16:00 em Lisboa), no jogo de atribuição do terceiro lugar.

A formação portuguesa entrou a ‘todo o gás’, obrigando o guarda-redes Luan Muller a duas defesas de bom calibre, em remates de Alex Merlim e Tomás Paçó, ainda nem tinham passado 30 segundos de jogo.
O arranque fulgurante abriu caminho a uma superioridade ‘leonina’ na estatística nos primeiros minutos, com mais remates e cantos do que o rival espanhol, que só a espaços passava o meio-campo, sem ameaçar a balizar portuguesa.
Aos oito minutos, Zicky iniciou um lance na defesa e foi receber lá à frente o passe de Alex Merlim, rematando para fora, mas a formação da ilha de Maiorca respondeu poucos segundos volvidos com o seu primeiro ‘tiro’ enquadrado, numa tentativa de Fabinho para defesa de Bernardo Paçó.
A partir desse momento, o Palma Futsal reequilibrou o jogo, atenuou o ascendente dos ‘leões’ e, até ao intervalo, apesar de ter metade do total de remates (21-11), conseguiu visar a baliza ‘leonina’ mais vezes (4-3).
Num lance de insistência, Taynan falhou o alvo aos 14 minutos, mas Gordillo, aos 17, já em queda, rematou com o pé esquerdo e Bernardo Paço defendeu com o corpo, na principal ocasião do atual líder do campeonato espanhol nesse período.

A segunda parte começou muito mais ‘fechada’, com os argumentos defensivos dos dois lados a vingarem perante ataques sem muitas soluções.Foi um erro de Luan Muller que permitiu a Rocha, aos 26 minutos, rematar para a baliza deserta e ver Neguinho cortar com o corpo antes de o esférico ressaltar para o braço, toque que os árbitros consideraram casual após revisão no videoárbitro.
O Sporting desconcentrou-se por momentos e, após ameaça de Rivillos (27 minutos), a pressão alta do Palma Futsal acabou mesmo por resultar no primeiro golo da partida, aos 28, com Gordillo a aproveitar um erro de Tomás Paçó na saída de bola.Na pior fase defensiva ‘leonina’, o poste e Bernardo Paçó evitaram o 2-0 em remates de Ernesto (29 minutos) e Bruno Gomes (30), mas Wesley também ameaçou o empate em duas ocasiões (30 e 31).
O Sporting reagiu, mas não conseguiu ultrapassar Luan Muller, que somou duas excelentes defesas em remates de Vinicius Rocha (34 minutos) e Wesley (36).
Os ‘leões’ arriscaram mais, com o ‘cinco para quatro’, mas novo erro na troca de bola ofensiva, desta vez de Diogo Santos, permitiu o 2-0, num remate de Rivillos, aos 39, à baliza deserta.Luan Muller, que no minuto final impediu Rocha de assinar o 2-1, de calcanhar, coroou mesmo a sua excelente exibição com o último tento da partida, a quatro segundos do fim, de baliza a baliza.



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade