Liga espanhola entra na fase das decisões com apenas um lugar em vista para a Champions

A vitória do Palma Futsal complica a qualificação para a Liga dos Campeões para as restantes equipas da LNFS.
Com a vitória pelo terceiro ano consecutivo, apenas mais uma equipa do campeonato espanhol poderá aceder à principal competição continental.
Há menos de uma semana, o Illes Balears Palma Futsal sagrou-se campeão da Liga dos Campeões de Futsal da UEFA pelo terceiro ano consecutivo. A Antarès Arena viu-os tornarem-se uma equipa ainda mais histórica, se é que isso é possível, no futsal mundial. Há três anos que vencem a principal competição continental, mas esta vitória representa um problema para o resto das equipas da LNFS.
Na época 2021-22, a equipa de Antonio Vadillo alcançou aquele que foi o seu melhor registo na liga até à data, um segundo lugar que soube a glória, pois deu-lhe acesso à Liga dos Campeões na época seguinte. E desde então não perderam na Europa, mas também, desde então, nenhum vice-campeão da LNFS se qualificou para a Liga dos Campeões: as duas vagas designadas para a nossa liga foram para o Palma (como campeão da Liga dos Campeões) e para o campeão de cada respectiva época.
Apenas um lugar em jogo no LNFS
As equipas espanholas não precisam de se qualificar para a fase principal da Liga dos Campeões através da fase preliminar. Duas das equipas da nossa competição já estão qualificadas por direito. Mas isso, ao contrário do futebol tradicional, não muda se o campeão também for do nosso país.
Se o vencedor da UEFA Futsal Liga dos Campeões for espanhol, como aconteceu nas últimas três edições, com o Palma a arrecadar o título, apenas uma equipa do nosso país terá a opção de se qualificar pela liga. Isto deve-se logicamente ao facto de a equipa das Baleares ocupar a outra posição, independentemente da sua classificação na liga, uma vez que tem a garantia de poder defender o seu título.
Claro que isto complica muito a situação para o resto das equipas da LNFS, que têm metade das hipóteses de se qualificar para a principal competição continental. Se quiserem alcançar isso, terão de vencer a liga e superar todos os outros nos playoffs. Há apenas uma exceção: se o Palma também vencer o campeonato, o segundo classificado ocupará a segunda vaga dos 'Campeões'.
O Palma lidera atualmente a classificação da LNFS, empatado em pontos com o FC Barcelona, mas seguido de perto pelo Peñíscola FS e pelo Movistar Inter. Os playoffs são fechados por Jimbee Cartagena, Jaén Paraíso Interior, El Pozo Murcia e Osasuna Magna Xota. Veremos se todas as oito equipas se qualificam finalmente e qual a equipa que se juntará ao vencedor da Liga dos Campeões na próxima edição.
Vídeos