Jorge Silvério é o novo Provedor da Ética no Desporto

Jorge Silvério sucede ao filósofo, professor, educador, ativista, e escritor, Manuel Sérgio, falecido em fevereiro deste ano, e reconhecido "como um dos mais inovadores pensadores do desporto em Portugal", realça, em comunicado, o IPDJ.
O novo Provedor "tem um percurso académico e profissional de excelência", acrescenta o IPDJ, lembrando que Jorge Silvério é licenciado em Psicologia, Mestre e Doutorado em Psicologia do Desporto. Foi docente e coordenador académico na Universidade do Minho, formador em diversas federações desportivas e consultor de atletas e treinadores de alto rendimento.
Jorge Silvério foi o primeiro Provedor do Adepto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e integra atualmente a Comissão de Peritos da UEFA. É autor de várias publicações e presença regular nos media, sendo "amplamente reconhecido pela integridade e compromisso com os valores éticos no desporto".
O novo Provedor é ainda embaixador para a Ética no Desporto, no âmbito do Plano Nacional para a Ética no Desporto.
O Provedor afirma que «Desde muito cedo que o Desporto faz parte da minha vida, primeiro como praticante e depois como Psicólogo.
Assim, desde cedo intuí e percebi a importância que o Desporto poderia ter numa Sociedade cada vez mais desprovida de valores e, paradoxalmente, a precisar deles desesperadamente».
Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, revela que «A nomeação de Jorge Silvério, reforça o compromisso do IPDJ, através do Plano Nacional da Ética no Desporto, na promoção de uma cultura desportiva ética, responsável e inclusiva.
O Provedor da Ética no Desporto é fundamental para garantir que o desporto seja uma atividade que não só promove a saúde física, mas também o desenvolvimento moral e social dos indivíduos e da comunidade»
Vídeos