Rodrigo Monteiro faz história no Futsal EURO Sub-19

O pivô português Rodrigo Monteiro entrou para a história do futsal europeu ao tornar-se o melhor marcador de sempre numa fase final do UEFA Futsal EURO Sub-19, com sete golos, superando o anterior máximo de cinco tentos.
O jovem internacional português marcou em todos os jogos da fase de grupos: começou frente à Itália, antes de assinar dois hat-tricks consecutivos diante da Ucrânia e da Moldávia. Apesar de não ter feito o gosto ao pé na vitória sobre a Eslovénia (3-0), nas meias-finais, Monteiro chega à grande final com dois golos de vantagem sobre o espanhol Pablo Guti, seu adversário direto e perseguidor mais próximo.
Em declarações à FPF, o goleador luso mostrou-se orgulhoso com o feito, mas destacou o papel coletivo da equipa:
“Dificilmente imaginaria chegar à final e ter sete golos. Gosto de marcar e vim para este torneio com esse objetivo... Espero que no domingo possamos levantar a taça, que é o mais importante. Não sou nada sem a equipa e só juntos podemos alcançar vitórias.”
Além dos golos na fase final, Monteiro também marcou durante a fase de qualificação, somando oito golos no total — apenas dois abaixo do recorde absoluto de Blend Krasniqi (Kosovo, 2023).
Com este feito, Rodrigo Monteiro junta-se a nomes como Lúcio Rocha e Tomás Colaço no grupo restrito de jovens portugueses que deixaram a sua marca na história da competição, reforçando o domínio nacional no Futsal EURO Sub-19.
Melhores Marcadores – Fase Final 2025
7 Rodrigo Monteiro (Portugal)
5 Pablo Guti (Espanha)
4 Daniel Martínez Ruano (Espanha)
3 Vojtěch Bíško (Chéquia)
3 Mihael Čop (Eslovénia)
3 Afonso Mourinha (Portugal)
3 Nacho Olivares (Espanha)
3 Nazar Pershyn (Ucrânia)
Melhores Marcadores – Incluindo Qualificação
8 Rodrigo Monteiro (Portugal)
8 Pablo Guti (Espanha)
7 Franz Born (Alemanha)
6 Afonso Mourinha (Portugal), Enzo Moratelli (Itália), entre outros
Melhores Marcadores de Sempre – Fase Final
7 Rodrigo Monteiro (Portugal)
6 Tomás Colaço (Portugal), Juanito Moreno (Espanha)
5 Lúcio Rocha (Portugal), Antonio Pérez (Espanha), Pablo Ordoñez (Espanha), entre outros
Com apenas 17 anos, Rodrigo Monteiro continua a escrever a sua história com a camisola das Quinas, tornando-se num dos rostos de uma geração que já fez Portugal sonhar alto na Europa do futsal.
foto - fpf.pt