Fundão quebra jejum e bate os Lombos por 4-1
Demorou, mas chegou. A AD Fundão alcançou finalmente a sua primeira vitória da temporada na Liga Placard, ao bater de forma convincente a Quinta dos Lombos por 4-1, somando assim os primeiros três pontos na presente edição do campeonato. Num pavilhão que voltou a empurrar a equipa beirã, os comandados de Nuno Couto exibiram-se em bom plano, com Javier Fuentealba em destaque e Jaime Arthur a brilhar na baliza e na construção ofensiva.
O jogo começou intenso e com os Lombos a apostarem numa estratégia de guarda-redes subido, tentando surpreender o adversário. No entanto, foi o Fundão quem entrou melhor e mais perigoso. Logo aos 2 minutos, Pedro Marques apareceu isolado, viu Pintas defender, mas na recarga Javier Fuentealba não perdoou e fez o 1-0, inaugurando o marcador e levantando o pavilhão.
A equipa da casa manteve o controlo e continuou a criar perigo, com Pedro Marques e Tatá muito ativos no ataque. O guarda-redes dos Lombos, Pintas, ia evitando males maiores, protagonizando várias defesas de grande nível. Os visitantes tentaram reagir através de Thales e Kaká, mas sem eficácia.
Quando o intervalo se aproximava, o Fundão voltou a ser feliz. Após canto na direita, Jaime Arthur, o guardião fundanense, arriscou o remate de longa distância, a bola desviou em Gonçalo Sobral e acabou no fundo das redes, selando o 2-0 antes do descanso.
A segunda parte começou praticamente com o terceiro golo. Aos 22 minutos, Jaime Arthur lançou longo para Mário Freitas, que assistiu Javier Fuentealba — o chileno ganhou espaço nas costas da defesa e bisou, aumentando para 3-0. O Fundão jogava com confiança, explorando bem os erros da equipa de Alcides Lopes, que sentia dificuldades em reagir.
Ainda assim, aos 30 minutos, os Lombos reduziram: Milton foi derrubado dentro da área por Fuentealba, e Gonçalo Sobral, na conversão da grande penalidade, fez o 3-1. O golo deu algum alento à equipa visitante, que tentou o 5x4 nos minutos finais, mas acabaria por se complicar. Thales Alves viu o segundo amarelo e foi expulso, deixando os Lombos em inferioridade.
Pouco depois, a sexta falta cometida pelos de Carcavelos resultou num livre de 10 metros, e Mário Freitas não vacilou: remate colocado ao ângulo e 4-1 final. Um resultado justo e que reflete a maior consistência e eficácia da formação beirã.
Com este triunfo, a AD Fundão soma os primeiros três pontos e ganha novo fôlego na luta pela manutenção, depois de sete jornadas sem vencer. Já a Quinta dos Lombos, que vinha de uma vitória moralizadora na ronda anterior, volta a cair e permanece nos lugares inferiores da tabela.
Foi uma vitória justa, moralizadora e muito esperada da AD Fundão, que exibiu solidez, intensidade e uma clara evolução coletiva. A equipa de Nuno Couto mostrou maturidade, aproveitou os erros adversários e deu um passo importante na recuperação anímica e classificativa. Os Lombos, por outro lado, revelaram instabilidade defensiva e não conseguiram manter o ritmo da jornada anterior. A figura da partida foi Javier Fuentealba, autor de dois golos e peça determinante na conquista dos primeiros três pontos fundanenses da época.
foto - AD Fundão