Irmãos Cristiano e Rúben Santos nomeados para o UEFA Futsal Euro 2026
Dupla portuense representa Portugal no Campeonato da Europa de Futsal.
Os árbitros Cristiano Santos e Rúben Santos, ambos da Associação de Futebol do Porto, foram nomeados pela UEFA para o Campeonato da Europa de Futsal 2026, que se disputará entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro, na Lituânia, Letónia e Eslovénia.
Com 36 anos, os irmãos voltam a fazer história na arbitragem nacional ao representarem Portugal lado a lado num dos maiores palcos internacionais da modalidade, reforçando o prestígio e a consistência da arbitragem portuguesa ao mais alto nível.
Histórico de excelência portuguesa na arbitragem europeia
Esta não é a primeira vez que Portugal marca presença entre os melhores árbitros do futsal europeu.
Na edição de 2022, os juízes Eduardo Coelho (AF Aveiro), Miguel Castilho (AF Lisboa) e Cristiano Santos (AF Porto) representaram o país, com Eduardo Coelho e Cristiano Santos a dirigirem o jogo da medalha de bronze.
Eduardo Coelho conta ainda com presenças nas edições de 2012, 2014 e 2016, tendo arbitrado uma meia-final em 2016 e alcançado os quartos de final em 2018.
A melhor representação portuguesa de sempre remonta a 2007, quando António Cardoso (AF Coimbra) arbitrou a final do Europeu, feito que lhe valeu o prémio de Melhor Árbitro do Mundo atribuído pelo Futsal Planet. O conimbricense soma ainda três meias-finais entre 1996 e 2004.
Reconhecimento e orgulho nacional
A nomeação de Cristiano e Rúben Santos vem confirmar o nível de excelência da arbitragem portuguesa, tanto pela sua competência técnica como pela postura e rigor exibidos nas competições internacionais.
“É um orgulho para o futsal português ver dois árbitros da mesma associação nomeados para um Campeonato da Europa. É o reconhecimento do trabalho, da dedicação e da qualidade dos nossos juízes”, destaca fonte federativa.
Portugal estará também representado dentro das quatro linhas, enquanto bicampeão europeu em título, procurando revalidar o troféu conquistado em Eslovénia 2018 e Países Baixos 2022.