João Correia antecipa jornada 11: jogos de tripla, decisões importantes e duelos quentes
Antes de mais, esperamos que tenham passado um excelente ano, e que 2026 nos traga muitos espetáculos de futsal e que a modalidade cresça ainda mais! Saúde e sorte a todos os que nos acompanham.
A jornada 11 não nos trouxe surpresas. Com maior ou menor dificuldade, cumpriu-se o que se previa.
ATLÉTICO vs SANTA LUZIA
Considero o jogo mais competitivo da jornada. Excelente teste para ambas as equipas. O Santa Luzia vem de uma vitória difícil nas Águias e o Atlético vem de uma derrota previsível no Nun'Álvares. O Atlético tem feito um percurso nesta liga quase irrepreensível, e sempre em sentido de consolidar a sua posição. O Santa Luzia, apesar das dificuldades, não tem tido tanta regularidade mas o seu percurso tem sido também ascendente, embora menos marcante. Este primeiro jogo vai trazer-nos emoção e penso ser jogo de tripla. Conseguirá o Santa Luzia fazer a primeira surpresa de 2026?
CASA DO POVO DE FREIXO vs ÁRVORE
Ambas as equipas vêm de derrotas esperadas embora o Árvore tenha colocado muitas dificuldades aos Leões, vendendo cara a derrota. É imperativo que o Árvore vença nesta jornada sob pena dos rivais diretos ganharem distância na luta pela manutenção. Esta equipa, mesmo com as dificuldades que tem tido, tem mostrado resiliência suficiente para ultrapassar mais este desafio.
FEIJÓ vs NUN'ÁLVARES
Já se percebeu que o Feijó tenta continuar com os princípios que lhe valeram bons resultados no passado e isso não mudou com a chegada de Ruca. Patrícia tenta recuperar as mesmas ideias para tentar por o Feijó acima da linha de água. Com o Benfica, fruto de muita inoperância da equipa encarnada, o Feijó ainda conseguiu alguma réplica, saindo da Luz com 2 golos marcados, nada habitual na turma do Benfica. Desta feita tem mais uma tarefa de grau de dificuldade alta, embora nestes duelos com o Grupo, os resultados positivos têm aparecido e a dificuldade da equipa forasteira tem sido notória. Em janeiro do ano passado a vitória sorriu aos da casa com um golo tardio da Beatriz Sanheiro. É preciso que a equipa esteja muito compacta, concentrada, e que apareçam as individualidades como a Inês Padinha, a Carolina Liliu, a Nina e a Rosendo, além da Sanheiro. Mesmo assim, o favoritismo cai por completo na equipa de Paulo Tavares, que começa a acercar-se das decisões e do ataque ao Bicampeonato.
NOVASEMENTE vs ÁGUIAS DE SANTA MARTA
Jogo entre 2 equipas que têm apresentado dificuldades para conquistar regularidade. Separadas por um ponto e logo acima da linha de água, trata-se de um duelo muito importante para qualquer uma descolar ainda mais daquela posição e tentar mais alguma estabilidade. Espera-se um duelo emotivo onde as comandadas de Sofia Ferreira tentarão a 2.ª vitória consecutiva em casa e as Águias a 2.ª vitória consecutiva fora. Favoritismo ligeiro para as da casa.
LEÕES DE PORTO SALVO vs BENFICA
Duelo interessante para começar o ano, em casa dos Leões. Os últimos 11 jogos entre estas equipas, apenas 2 com resultado nivelado e sempre a pender para a equipa forasteira (1-3). Na forma atual das equipas este poderá ser um jogo onde os Leões podem catapultar o fator casa e tentar surpreender. Os Leões são uma equipa de muita capacidade ofensiva, mas também sofrem muitos golos, assentando o jogo na forte transição ofensiva. O Benfica caiu de rendimento (basta ver o jogo desgarrado e direto contra o Feijó) mas acho que se tiver a capacidade de ter bola e construir com critério, terá novamente a vitória ao alcance. Se entrar na correria habitual dos Leões, poderá ter uma surpresa amarga e pela primeira vez na história os pontos poderão ficar em casa. Apostamos na vitória do Benfica, mas será certamente um duelo muito giro de acompanhar. Kika, Dricas e Érica Ferreira versus Inês de Matos, Maria e Janice, são algumas das atletas que se podem vir a destacar neste jogo.
Bons jogos a todos, um feliz 2026!