Jorge Braz fecha grupo para o Europeu: ausências de peso e ambição máxima para 2026
Portugal já conhece os 14 jogadores que vão defender o título europeu na fase final do Euro-2026, que decorre entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro, na Eslovénia, Letónia e Lituânia.
A lista foi anunciada esta quarta-feira pelo Selecionador Nacional, Jorge Braz, num momento muito aguardado pelo universo do futsal português.
O grande destaque vai para as ausências de Zicky Té e João Matos, dois campeões europeus e referências da Seleção, que não entram nas opções finais para esta edição. O grupo apresentado junta experiência, talento e várias novidades competitivas para atacar o objetivo máximo: o tricampeonato europeu.
Os 14 convocados por Jorge Braz
Guarda-redes:
Edu
Bernardo Paçó
Jogadores de campo:
André Coelho
Tomás Paçó
Afonso Jesus
Erick Mendonça
Tiago Brito
Diogo Santos
Pauleta
Lúcio Rocha
Pany Varela
Kutchy
Bruno Coelho
Rúben Góis
Portugal no Grupo D
A equipa portuguesa está inserida no Grupo D, juntamente com Itália, Hungria e Polónia, iniciando o torneio na Arena Stožice, em Ljubljana (Eslovénia).
Calendário da fase de grupos
24 de janeiro – 13h30
Portugal vs Itália
27 de janeiro – 16h30
Portugal vs Hungria
29 de janeiro – 19h30
Portugal vs Polónia
Os dois primeiros classificados avançam para os quartos de final (1 e 2 de fevereiro). As meias-finais jogam-se a 5 de fevereiro e a grande final está marcada para 7 de fevereiro.
Missão: defender o título
Portugal chega ao Euro-2026 como bicampeão europeu (2018 e 2022) entrando naturalmente como um dos favoritos à conquista do troféu. O grupo agora anunciado junta experiência de provas europeias com jogadores em afirmação plena, como Lúcio Rocha, Kutchy e Góis, reforçando a renovação gradual da Seleção A.
A Equipa das Quinas inicia o estágio no dia 11 de janeiro, realizando ainda dois jogos particulares frente à Bósnia e Herzegovina, a 16 e 18 de janeiro, antes da viagem para a Eslovénia.