Lúcio Rocha: “Dar tudo de nós em cada treino”
A Lúcio Rocha, ala da SL Benfica e internacional português, destacou esta quarta-feira o foco no trabalho diário e o excelente ambiente existente na Seleção Nacional de Futsal, no decorrer de mais uma sessão de treinos de preparação para o Campeonato da Europa de Futsal 2026.
A equipa orientada por Jorge Braz prossegue os preparativos com uma dupla sessão de treinos na FPF Arena Portugal, antes de defrontar a Bósnia nos dias 16 e 18 de janeiro, em encontros de preparação que antecedem a partida para a Eslovénia (viagem marcada para 21 de janeiro).
Antes do treino, Lúcio Rocha falou aos jornalistas e sublinhou a ambição do grupo e o compromisso de cada jogador com a rotina de trabalho:
“O grupo está muito bem, o ambiente é saudável como sempre, existe muita alegria no trabalho. Tenho sentido a equipa com muita ‘fome’ de querer trabalhar. Queremos dar tudo de nós em cada treino. Estes jogos com a Bósnia serão testes importantes, antes de irmos para o Europeu.”
Sobre a perspetiva competitiva para o Europeu, o jovem ala afirmou que a equipa encara o processo “passo a passo”:
“Temos de ir passo a passo, isso é um compromisso que temos todos. Por agora, estamos focados nos jogos de preparação contra a Bósnia e depois, sim, passar a fase de grupos do Campeonato da Europa. Depois, na fase do ‘mata-mata’ queremos chegar até à final para disputar o título.”
Com apenas 21 anos, Lúcio Rocha partilhou também o orgulho pessoal e familiar por estar no Europeu, destacando o papel das grandes competições na evolução de um jogador:
“Estar aqui é algo que me dá muito orgulho, a mim e aos meus familiares. Ainda estou no começo e irei trabalhar para estar no máximo de competições possível. Não ganhei na minha primeira competição onde participei, mas cada vez com mais vontade de vencer. Irei dar tudo de mim. É sempre bom ter gente nova, com muita vontade de estar nestas grandes competições.”
Campeão da Europa pela Seleção Sub-19 em 2023 e eleito Melhor Jogador Jovem do mundo em 2023, Lúcio Rocha considera que passou por uma evolução significativa desde essas experiências.
“Foi um momento muito feliz esse primeiro título pela Seleção. Daí para cá fiquei mais maduro, mais consciente. É um Euro pela Seleção principal, traz ainda mais responsabilidade. Já tive a experiência de ganhar um Euro pelos Sub-19, agora quero saber qual o sabor de ganhar pela equipa A.”
Portugal no Europeu 2026
A Seleção das Quinas integra o Grupo D do Campeonato da Europa de Futsal 2026 juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação portuguesa numa fase final de um Europeu — numa competição que vai para a sua 13.ª edição. Portugal falhou apenas as edições de 1996 e 2001 e organizou o Euro de 2007 em Gondomar. A equipa portuguesa é, recorde-se, a bicampeã em título (2018 e 2022).
Portugal inicia a sua campanha em Ljubljana (Eslovénia) frente à Itália, no dia 24 de janeiro, pelas 14h30 locais (menos uma hora em Portugal Continental), seguindo-se os confrontos com a Hungria a 27 de janeiro e com a Polónia a 29 de janeiro.
Os quartos de final estão agendados para 31 de janeiro e 1 de fevereiro, as meias-finais para 4 de fevereiro e a grande final — juntamente com o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar — está marcada para 7 de fevereiro.
Foto:FPF