José Luís Mendes: “O objetivo é andarmos no limite da intensidade e concentração”
Antes do treino realizado este sábado, José Luís Mendes, Treinador Nacional e um dos mais importantes adjuntos de Jorge Braz, analisou o triunfo por 8-1 sobre a Bósnia e projetou o segundo jogo de preparação rumo ao UEFA Futsal Euro 2026.
O técnico começou por destacar a importância deste primeiro teste competitivo:
“As ilações são positivas, foi um primeiro momento competitivo muito interessante, como nós esperávamos. Foi uma semana bastante intensa e este primeiro momento competitivo serviu para vermos em que ponto nos encontramos.”
Apesar da vitória larga, José Luís Mendes sublinha que a equipa tem de manter o rigor:
“Entrámos um pouco distraídos e sofremos um golo, mas depois mantivemos o foco e conseguimos um resultado dilatado. Continuamos focados naquilo que é o processo e o objetivo. O objetivo é andarmos no limite e no máximo da intensidade e concentração.”
Correções a fazer e foco no processo
O adjunto explicou que, mesmo num jogo de sentido único, há sempre pontos a melhorar:
“Vamos tentar corrigir certas coisas onde achamos que não estivemos tão bem. O que mais interessa neste segundo jogo é mantermos o nosso processo, é sermos nós. Queremos elevar os níveis de concentração e este segundo jogo será importante a esse nível.”
Recordou ainda o aviso deixado pelo golo sofrido logo no primeiro minuto:
“O resultado foi desnivelado no primeiro jogo, mas se relaxarmos podemos ser surpreendidos como fomos no primeiro minuto. Sabemos muito bem para aquilo que nos estamos a preparar e para onde vamos. Queremos manter este foco e intensidade. Tem sido uma semana fantástica.”
Semelhanças com os adversários do Europeu
Para José Luís Mendes, os duelos com a Bósnia são especialmente úteis pela proximidade estratégica em relação aos adversários da fase de grupos:
“As três equipas que vamos defrontar no Europeu jogam, na grande maioria dos minutos, em sistema de 3x1, com pivôs fortes de referência, tal como a Bósnia. Nesse aspeto, há semelhanças importantes.”
No entanto, o foco continuará sempre centrado na identidade portuguesa:
“O que interessa somos nós e o foco é esse. Do ponto de vista estratégico, cá estaremos para preparar os jogos com a máxima responsabilidade para irmos bem preparados para o Euro.”