Europeu de Andebol 2028: Portugal recebe grupo da main round em Lisboa



Portugal vai acolher um dos grupos da main round do Campeonato da Europa de Andebol de 2028, competição que será organizada conjuntamente por Portugal, Espanha e Suíça, entre 13 e 30 de janeiro de 2028.

A informação foi revelada este sábado, aquando da apresentação oficial do 18.º Europeu de Andebol, realizada na véspera da final da edição de 2026, sob o lema “Unleash the extraordinary” (“Liberta o extraordinário”).

Lisboa em destaque no Europeu de 2028


A Meo Arena, em Lisboa, será um dos principais palcos da competição. O maior pavilhão da capital portuguesa, que já acolheu a final do Campeonato do Mundo de 2023, vai receber:

Dois grupos da fase preliminar

Um grupo da main round


Já a cidade de Zurique, na Suíça, será palco apenas de dois grupos da fase preliminar.

Em Espanha, os jogos estarão distribuídos por Madrid e Valência, cidades que irão acolher:

Grupos da fase preliminar

Grupos da main round

O fim de semana final, com as meias-finais, a final e os encontros de apuramento do 3.º, 5.º e 7.º lugares


Declarações da Federação de Andebol de Portugal

O presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Miguel Laranjeiro, destacou o simbolismo do regresso da prova a território nacional:

“Portugal organizou o primeiro Campeonato da Europa, em 1994, e agora, 34 anos depois, voltaremos a ter as melhores seleções nacionais entre nós. Somos um país com história e cultura, seguro e que gosta de acolher bem todos os adeptos do andebol. O andebol é a segunda modalidade coletiva mais popular em Portugal, o que aumenta a importância desta organização.”

Também Bernardo Novo, presidente do Comité Organizador Nacional do Europeu de 2028, sublinhou a ligação entre a organização do evento e o crescimento recente da Seleção Nacional:

“A organização do Europeu de 2028 culmina uma trajetória de crescimento desportivo sustentado, iniciada em 2020, que permitiu alcançar as melhores classificações de sempre no Mundial de 2025 e no Europeu de 2026. Ao mesmo tempo, representa o ponto de partida para um novo ciclo de desenvolvimento do andebol português.”

Melhor geração de sempre da Seleção Nacional

Portugal atravessa um dos melhores períodos da sua história no andebol internacional. A Seleção Nacional terminou o Europeu de 2026 na 5.ª posição, a melhor classificação de sempre, após vitória frente à Suécia (36-35). No Mundial de 2025, os lusos já tinham alcançado um histórico 4.º lugar.

A organização do Europeu de 2028 em solo português surge, assim, num contexto de crescimento competitivo, reforçando a ambição e a visibilidade do andebol nacional.

Foto - Picture Alliance


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade