Domínio total do Atlético perante um Novasemente em turbulência (7-1)



O Atlético Clube de Portugal venceu o Novasemente/Cavalinho por 7-1, em partida referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputada a 21 de fevereiro de 2026, no Pavilhão Eng.º Santos e Castro (Tapadinha). Num encontro marcado pela superioridade da formação lisboeta, o conjunto da casa resolveu praticamente a partida ainda antes do intervalo.

O arranque foi demolidor. Com apenas 52 segundos de jogo, livre frontal a cerca de nove metros da baliza e Fernanda Silva assumiu a responsabilidade, rematando direto para o 1-0, sem hipótese para Susana. O Atlético mantinha intensidade alta e, aos 8 minutos, após recuperação de Shirley Alves, a bola chegou a Inês Marques, cujo cruzamento rasteiro foi intercetado por Inês Soares, que acabou por desviar para a própria baliza: 2-0.

A pressão continuou e aos 10’, numa boa combinação entre Andreza Queiroz e Sofia Carvalhinhos, surgiu novamente Fernanda Silva, que de pé esquerdo ampliou para 3-0. Aos 16 minutos, foi a vez de Ana Fonseca “Cris” iniciar a construção, assistindo Catarina Ribeiro na ala direita para o 4-0.

O final da primeira parte foi avassalador. Aos 19’, Andreza Queiroz fez o 5-0, após assistência de Joana Meira. Pouco depois, aproveitando um passe mal medido de Susana já fora da área, Andreza arriscou de longe e assinou um chapéu perfeito para o 6-0, deixando o resultado praticamente sentenciado ao intervalo.

Na segunda parte, o Novasemente ainda reduziu aos 24 minutos, quando um passe errado de Fernanda Silva isolou Mara Morais, que finalizou de primeira para o 6-1. Aos 32’, Kika teve oportunidade de reduzir ainda mais, mas falhou um livre de 10 metros.

Aos 33 minutos, surgiu um dos momentos mais vistosos da partida: Andreza Queiroz protagonizou uma jogada individual de grande qualidade, com um túnel a Kika, seguido de novo gesto técnico sobre Mara Morais, antes de assistir Ana Ferreira “Popas” para o 7-1, fechando a goleada.

Foi um triunfo claro e incontestável do Atlético CP, que demonstrou eficácia, intensidade e maior estabilidade competitiva. Já o Novasemente, atualmente no 8.º lugar da classificação, atravessa um momento particularmente delicado.

Júnior, Carolina Rocha, Pholyana “Popó”, Tuca, Lara Neves, bem como as guarda-redes Vanessa Carvalho e Joana Dinis, estão de saída do clube, numa decisão associada a divergências internas entre atletas e direção. Trata-se de uma revolução no plantel numa fase decisiva, quando faltam apenas duas jornadas para o final da 1.ª fase — sendo que apenas os oito primeiros garantem presença no play-off, enquanto os restantes descem à 2.ª divisão.

Recorde-se que Júnior é uma das jogadoras mais utilizadas (18 jogos), Carolina Rocha é a melhor marcadora (9 golos) e tanto Popó como Tuca têm sido opções regulares. Na baliza, Vanessa Carvalho e Joana Dinis integram o lote habitual de guarda-redes.

Nos bastidores, começa também a ganhar força a possibilidade de o Maia Futsal, que disputa a fase de apuramento de campeão da 2.ª divisão nacional, poder surgir como destino provável de várias atletas, caso se confirme a desvinculação.

Foi um triunfo convincente do Atlético, que consolida posição na tabela e reforça ambições nesta reta final da fase regular. Já o Novasemente enfrenta uma combinação perigosa entre pressão competitiva e instabilidade estrutural. A resposta desportiva será determinante nas próximas jornadas — numa fase em que cada ponto pesa como ouro.

foto - Atlético CP


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade