Ruben Santos e Filipe Duarte apitam a "Negra" da Final da Liga Placard
A Federação Portuguesa de Futebol nomeou a equipa de arbitragem para o decisivo Jogo 5 da Final da Liga Placard 25/26 de Futsal, e a escolha não deixa margem para dúvidas quanto ao estatuto da partida. Ruben Santos, da Associação de Futebol do Porto, internacional pela UEFA e considerado o Melhor Árbitro da época 2023/2024 e 2026/2027 pela FPF, foi escolhido para liderar o apito numa partida que vai decidir o Campeão Nacional de Futsal Masculino 2025/2026. Ao seu lado estará Filipe Duarte, da Associação de Futebol de Coimbra, completando a dupla principal de uma das partidas mais aguardadas da temporada.
A nomeação de Ruben Santos para a "Negra" da Final confirma a aposta do Conselho de Arbitragem da Secção Não Profissional no árbitro mais credenciado do panorama nacional. Já tinha apitado o Jogo 3 da presente Final, e regressa agora ao parquet num jogo de máxima intensidade competitiva. A carreira do árbitro portuense é absolutamente notável: além do estatuto internacional pela UEFA, Ruben Santos apitou o UEFA Futsal Euro, a final do Campeonato do Mundo Universitário entre Brasil e Ucrânia, e tem sido referência absoluta na arbitragem da elite nacional, tendo sido distinguido como Melhor Árbitro da época 23/24 pela FPF.
Filipe Duarte, da A.F. Coimbra, regressa também à Final da Liga Placard depois de ter apitado, ao lado de João Sinval, o Jogo 2 da eliminatória, naquele que viria a ser o histórico 8-2 do Sporting CP sobre o SL Benfica no Pavilhão João Rocha. O árbitro coimbrão é uma das referências da arbitragem nacional e regressa agora ao quadro principal num jogo de decisão absoluta.
A equipa de arbitragem fica completa com Gustavo Pereira, da A.F. Porto, no papel de 3.º árbitro, Luis Santos, igualmente da A.F. Porto, como cronometrista, e André Franco, da A.F. Leiria, como 4.º árbitro. A FPF distribuiu, assim, os oficiais por três associações distritais distintas (Porto, Coimbra e Leiria), reforçando a neutralidade geográfica do quadro num jogo de máxima dimensão competitiva.
O Pavilhão Fidelidade vai receber a partir das 20h00 deste domingo o quinto e derradeiro jogo da Final do playoff da Liga Placard. A eliminatória chega à "Negra" empatada a duas vitórias, depois do triunfo do Sporting CP por 3-2 no Jogo 4, no Pavilhão João Rocha. O SL Benfica procura conquistar o título de bicampeão nacional, algo que não consegue desde 2008, enquanto o Sporting CP quer regressar ao topo do futsal nacional e adicionar mais um título à era Nuno Dias. Cassiano Klein e Nuno Dias voltam a cruzar-se no banco, pela quinta vez nesta Final, num duelo que se torna cada vez mais histórico no panorama do futsal português.