João Miguel regressa a Portugal e é reforço do FC Famalicão para 2026/27



O FC Famalicão oficializou mais um reforço para a equipa sénior de futsal com vista à temporada 2026/27: João Miguel, pivô de 34 anos, regressa ao futsal português para vestir a camisola dos famalicenses, num movimento que reforça o plantel com experiência internacional e qualidade ofensiva comprovada em vários países.

Nascido em Fafe, a 2 de abril de 1992, João Miguel é um pivô destro. Um jogador com enorme experiência internacional, tendo representado clubes de Portugal, Itália, Espanha, Polónia e Croácia ao longo da carreira. Regressa agora ao país natal, dois anos depois da última passagem em Portugal (2023/24, ao serviço do ADCR Caxinas Poça Barca e do Ferreira do Zêzere by Zêzerovo).

O percurso do pivô é vasto e reflete uma carreira ligada aos grandes desafios. Iniciou o percurso sénior ao serviço do Fafe (2016/17 e 2017/18), clube pelo qual apresentou registos absolutamente notáveis: 38 golos em 17 jogos e 53 golos em 26 jogos, respetivamente. Em 2018/19, cumpriu uma breve passagem pelo SC Braga (2 jogos) antes de rumar a Itália para representar o Bovalino Calcio A5 (9 jogos e 20 golos).

Regressou depois a Portugal e afirmou-se na Liga Placard ao serviço do Rio Ave (2019/20, 19 jogos e 21 golos) e do CR Candoso/Natcal (2020/21, 27 jogos e 32 golos), antes de dar novo salto para o estrangeiro. Rumou a Espanha para vestir a camisola do Ribera Navarra (2021/22, 35 jogos e 16 golos), tendo depois dividido a temporada seguinte entre o próprio Ribera Navarra e o Italservice Pesaro (Itália, 20 jogos e 8 golos).

Em 2023/24, voltou a Portugal, agora ao serviço do ADCR Caxinas Poça Barca (12 jogos e 2 golos) e do Ferreira do Zêzere by Zêzerovo (5 jogos e 4 golos). Rumou depois à Polónia em 2024/25, temporada em que assinou uma época de altíssimo nível ao serviço do KS Constract Lubawa: 39 jogos e 36 golos, uma marca que reforça o peso ofensivo que sempre o caracterizou.

Na temporada 2025/26, cumpriu ainda passagens pelo Roma 1927 (Itália, 9 jogos e 3 golos) e pelo Novo Vrijeme (Croácia, 9 jogos e 3 golos), fechando um percurso de enorme peso internacional antes do regresso definitivo ao país natal ao serviço do FC Famalicão. O reforço soma ainda um percurso paralelo no futebol ao longo dos anos, com passagens por Fafe, Amarante FC, Maria da Fonte, U. Torcatense e Moimenta da Beira.

Com João Miguel, o FC Famalicão reforça o setor do pivô para o novo ciclo competitivo, apostando num jogador experiente, com qualidade goleadora demonstrada em várias ligas europeias e com uma capacidade adaptativa entre as posições de pivô e ala, num movimento que reforça significativamente a construção do plantel para 2026/27.


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade