Nuno Dias contesta empate no dérbi: «Os meus jogadores mereciam mais»




O Sporting e o Benfica empataram 3-3, este domingo, no Pavilhão João Rocha, mas o resultado deixou sentimentos bem diferentes nos dois lados do dérbi. Enquanto Cassiano Klein considerou justa a divisão de pontos, Nuno Dias não escondeu a frustração, defendendo que a quantidade e a qualidade das oportunidades criadas pelos leões justificavam outro desfecho.

O treinador sportinguista apontou sobretudo à falta de eficácia, num encontro em que a sua equipa desperdiçou uma grande penalidade, ocasiões de baliza aberta e várias situações de um contra um com o guarda-redes adversário.

«Perdemos dois pontos por aquilo que construímos»

Nuno Dias foi particularmente incisivo na análise ao resultado, considerando que o Sporting produziu o suficiente para vencer o rival.

«Perdemos dois pontos, por aquilo que construímos, o número de oportunidades que tivemos, falhámos golos de baliza aberta, falhámos penalti, falhámos situações de um contra o guarda-redes, mas cinco ou seis, acho que a superioridade foi nossa.»

O técnico leonino reconheceu a competitividade do adversário, mas entende que a prestação da sua equipa merecia outro resultado.

«Saímos daqui penalizados com o resultado de empate. E acho que o Benfica sai daqui feliz por ter conseguido empatar num jogo em que o Sporting foi melhor e superior».

Oportunidade perdida para aumentar a distância

O dérbi apresentava também uma importância particular na classificação da Liga Placard 2026/27. O Sporting entrou em campo na primeira posição, enquanto o Benfica ocupava o quinto lugar.

Uma vitória permitiria aos leões aumentar a distância pontual para o rival, objetivo que acabou por não ser concretizado.

«Aumentar era o que nós queríamos, mantemos a distância, perdemos dois pontos, pedimos ter aumentado. Se tivéssemos concretizado, se calhar, metade das oportunidades flagrantes que criámos. Acho que foi um resultado mau para o Sporting por aquilo que construiu aqui hoje.»

Apesar do equilíbrio que tradicionalmente caracteriza os confrontos entre os dois clubes, Nuno Dias saiu do Pavilhão João Rocha com a convicção de que o Sporting tinha feito o suficiente para conquistar os três pontos.

«Se o equilíbrio entre as equipas é grande? É. Mas hoje saio daqui triste e frustrado. Os meus jogadores mereciam mais do que o que aconteceu no final».

Wesley reconhece falta de eficácia, mas considera empate justo

Uma perspetiva diferente sobre o mesmo dérbi

O brasileiro Wesley também lamentou as oportunidades desperdiçadas pelo Sporting, embora tenha apresentado uma leitura diferente da do treinador relativamente à justiça do resultado.

«Estes jogos são sempre assim, decididos nos detalhes. Acho que tivemos muitas oportunidades para fazer golo e matar o jogo. É isso que define as melhores equipas. Se não marcares, eles podem chegar ali uma vez e dificultar-nos.»

O jogador leonino considerou que a equipa realizou uma boa exibição, mas reconheceu que o Benfica também teve argumentos para discutir o encontro.

«O empate é justo, é um dérbi. Fizemos um grande jogo, mas faltou eficácia da nossa parte. Não basta fazer um bom jogo, podemos fazer um mau jogo e ganhar, hoje fizemos um jogo bom e empatámos. Faz parte e temos de continuar a trabalhar. Como disse, é um dérbi, podia cair para qualquer lado.»

Três golos para cada lado, leituras diferentes

O empate deixou duas interpretações distintas nos bancos. Cassiano Klein valorizou a capacidade das duas equipas para criar oportunidades e considerou que o resultado poderia ter assumido proporções mais expressivas para qualquer um dos lados.

Nuno Dias, por seu turno, destacou o volume de ocasiões flagrantes desperdiçadas pelo Sporting e a possibilidade de aumentar a vantagem pontual sobre o Benfica.

Apesar das diferentes leituras, há um ponto comum entre as declarações dos protagonistas: a importância da eficácia nos momentos decisivos de um dérbi em que ambas as equipas chegaram por três vezes ao golo.

Para o Sporting, ficou a liderança do campeonato e a sensação de uma oportunidade perdida. Para Nuno Dias, ficou sobretudo a frustração de ver uma exibição que considerou superior terminar sem os três pontos.


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade