Futsal continua fora dos Jogos Olímpicos: modalidade não estará em Los Angeles 2028
O futsal voltará a fazer parte de um evento olímpico em 2026. A modalidade integra o programa dos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026, que decorrem entre 31 de outubro e 13 de novembro, no Senegal, oito anos depois da estreia em Buenos Aires 2018.
O regresso acontece num momento particular para a modalidade: enquanto o futsal volta a ter espaço no programa olímpico juvenil, continuará de fora dos Jogos Olímpicos seniores de Los Angeles 2028.
Uma
realidade que mantém aberta uma das grandes questões do desenvolvimento
internacional do futsal: quando conseguirá a modalidade transformar a
presença olímpica juvenil numa estreia efetiva nos Jogos Olímpicos principais?
Portugal estará em Dakar 2026
A edição de Dakar contará com torneios masculino e feminino de futsal, reunindo 16 seleções no total.
Portugal estará representado na competição masculina e foi colocado no Grupo B, juntamente com Marrocos, Ilhas Salomão e Paraguai.
No Grupo A ficaram Senegal, Argentina, Panamá e Afeganistão
No torneio feminino, o Grupo A é composto por Senegal, Fiji, Colômbia e Ucrânia, enquanto Itália, Camarões, Costa Rica e Irão integram o Grupo B.
A
realização dos Jogos no Senegal terá ainda um significado histórico adicional: Dakar
2026 será o primeiro evento olímpico realizado em solo africano.
Uma relação olímpica que começou em 2018
O futsal estreou-se no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018, numa edição particularmente especial para Portugal.
A Seleção Nacional feminina conquistou a medalha de ouro, derrotando o Japão por 4-1 na final, tornando-se a primeira campeã do torneio feminino de futsal dos Jogos Olímpicos da Juventude.
Fifó foi a grande protagonista dessa decisão ao marcar os quatro golos portugueses. Terminou também a competição como melhor marcadora, com 21 golos.
Dakar
permitirá, portanto, que o futsal regresse ao contexto olímpico exatamente oito
anos depois.
Los Angeles 2028 volta a deixar futsal de fora
A presença em Dakar contrasta com o que acontecerá dois anos mais tarde.
O futsal não integra o programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
A organização de LA28 propôs em 2023 a entrada de cinco modalidades adicionais: basebol/softbol, cricket T20, flag football, lacrosse sixes e squash. A proposta foi posteriormente aprovada pelo Comité Olímpico Internacional. LA 2028
O futsal nunca fez parte desse lote e não aparece no atual programa oficial de LA28.
Ou
seja, em 2026 estará num evento olímpico; em 2028 continuará sem chegar ao
principal palco dos Jogos.
E os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030?
A discussão sobre uma eventual entrada do futsal nos Jogos Olímpicos de Inverno dos Alpes Franceses 2030 tem surgido ocasionalmente como uma possibilidade alternativa, sobretudo por se tratar de uma modalidade disputada em recinto coberto.
Neste momento, porém, não existe qualquer anúncio oficial do COI, da FIFA ou da organização dos Alpes Franceses 2030 que coloque o futsal no programa desses Jogos.
Os Alpes Franceses foram escolhidos pelo Comité Olímpico Internacional para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030, mas o futsal não está atualmente associado ao projeto competitivo apresentado.
Além disso, existe uma questão estrutural: os Jogos Olímpicos de Inverno estão tradicionalmente associados a modalidades praticadas na neve ou no gelo. Uma eventual integração do futsal nesse contexto implicaria, portanto, uma alteração significativa da lógica utilizada historicamente para definir o programa de inverno.
Por
enquanto, Alpes 2030 não constitui uma candidatura ou solução oficialmente
assumida para o futsal.
Dakar mantém vivo o sonho olímpico
O regresso aos Jogos Olímpicos da Juventude tem, ainda assim, um significado importante.
Dakar demonstra que o futsal já possui espaço competitivo dentro do Movimento Olímpico, não estando perante uma modalidade completamente estranha à estrutura dos Jogos.
A própria FIFA tem destacado o torneio de Dakar como mais um passo na crescente projeção internacional da modalidade e numa oportunidade para apresentar o futsal a uma nova geração de atletas e adeptos. Inside FIFA
O desafio continua a ser o passo seguinte.
Entre Buenos Aires 2018 e Dakar 2026, o futsal desenvolveu novas competições internacionais, expandiu o setor feminino e reforçou a presença em diferentes continentes. Mas continua sem conseguir entrar nos Jogos Olímpicos seniores.
Para
Portugal, a história ganha ainda maior simbolismo.
Em 2018, a Seleção feminina subiu ao lugar mais alto do pódio olímpico juvenil. Em 2026, Portugal regressará aos Jogos da Juventude através da seleção masculina. Em 2028, porém, a modalidade voltará a assistir aos Jogos Olímpicos seniores de fora.
Dakar
mantém assim o futsal dentro do universo olímpico. O grande salto continua
por concretizar.
Fonte: FIFA / Comité Olímpico Internacional / LA28.