Seleção Nacional de Pessoas com Diabetes a caminho do Euro de Futsal em Bratislava



A diabetes é uma condição que afeta mais de 382 milhões de pessoas em todo o Mundo e mais de um milhão de portugueses. É uma doença crónica que, quando mal controlada, pode levar a diversas complicações tais como falência renal, amputações, cegueira ou problema cardiovasculares.

O projeto DiabPT United foi criado em 2012 pelo Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA) com o objetivo da partilha de experiências de pessoas com diabetes na prática de exercício físico e para a desmitificação da diabetes nas suas diversas vertentes. A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) juntou-se a este projeto desde o início, e desde então ambas cooperam neste projeto comum.

Portugal irá estar presente na 7ª edição do Campeonato da Europa de pessoas com diabetes que se realizará em Bratislava, Eslováquia, de 21 a 29 de Julho, depois de no ano anterior ter ficado em 5º lugar em Bucareste, Roménia.

Bernardo Rodrigues, começa por dizer que “queremos quebrar barreiras e mostrar que a diabetes, quando bem tratada, não nos limita, em nenhum momento, seja para atividade física ou para a prática desportiva como jogar futsal em competições universitárias, nacionais e internacionais”.

Prova disso, este ano integrou a equipa Universitária da Universidade Europeia, que chegou às Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, fez parte ainda de uma equipa da 2ª Divisão Nacional, o Piedense, e vai para a sua sexta participação, conseguindo ser o elemento mais experiente em Europeus, sendo um dos mais novos atletas em idade na Seleção Nacional.

João Nabais, professor de Química na Universidade de Évora e capitão da equipa refere que “a equipa está bem preparada e almeja a vitória. Esta preparação envolveu muito trabalho, esforço e dedicação de todos quer na procura de apoios monetários, que permitem suportar as despesas da equipa e a viagem para o DiaEuro, quer nos treinos e em todas as atividades organizadas”.

Para um dos novatos na competição, Jorge Vieira “já é uma experiência positiva”, refere logo em início de conversa, “estar nesta lista já é um privilégio, de ano para ano o projeto tem vindo a crescer e a qualidade também tem vindo a aumentar, as expectativas da equipa vão elevadas e vamos lutar até ao fim na esperança de fazer um ótimo resultado”, concluiu Jorge Vieira

Para Sandro, foi ao último treino aberto da seleção para experimentar e ver o “ambiente” da equipa, nesse mesmo treino a equipa técnica disse ao Sandro para continuar a ir treinar e foi mesmo um dos convocados finais.

Sandro parte para Bratislava “com a expectativa elevada, mas com os pés bem assentes na terra”. Trabalha no aeroporto de Lisboa como repositor e refere ainda que “agora é continuar a trabalhar e ir mostrando que a equipa técnica não errou em me chamar em detrimento de jogadores mais antigos na equipa e mesmo sabendo que não serei a primeira escolha, irei sempre dar o meu melhor”

Pedro Magalhães é também novato nas andanças do Europeu, mas com alguma experiência no futsal, fez parte da sua formação no SL Benfica e agora mostra o seu valor no AMSAC que disputa o campeonato nacional da 2ª divisão.

"Depois de uma época em que obtivemos a manutenção no AMSAC, parto para o Europeu um pouco à cautela em relação ao que vou encontrar por lá, seja aspetos físicos e táticos tanto individuais como coletivos no que toca às outras equipas. Mas o objetivo é bem claro, em relação a isso não há cautelas nenhumas, cada jogo que fizermos é para ganhar. Com a consciência de que vamos encontrar seleções mais organizadas do que a nossa mas sabemos também que temos as nossas armas e que vamos bater-nos de igual para igual seja com que seleção for. Não vamos lá para passear, vamos lá fazer o que gostamos, jogar com alegria e dar o melhor de cada um de nós, com a consciência de que vamos defender uma causa e representar uma nação”

Rafael Carias e João Carrasco ambos estudantes no ISCAD, Instituto Superior de Ciências da Administração e atletas que disputaram a 2ª divisão nacional de futsal no MTBA e na AM Portela dizem que estar novamente nos convocados é muito gratificante.

João Carrasco refere que  “este ano temos como objetivo fazer melhor classificação que o ano passado, 5° lugar, que foi a melhor classificação atingida desde que existem 16 seleções no Europeu, vamos com os pés assentes na terra e  conscientes do que temos de fazer para alcançar os novos objetivos, quanto à diabetes é algo que acaba por me passar ao lado e não me faz diferença na prática da modalidade pois quando temos a diabetes controlada, ou seja os nossos níveis glicêmicos, não existe nada que nos limite”

Rafa, como todos o tratam diz que “é fundamental passar a mensagem não só a quem tem diabetes mas sim a quem não tem, no meu caso jogando numa Divisão tão exigente como a 2 divisão nacional, os treinos já começam a ser um pouco puxados, acho fundamental os meus colegas saberem da doença que tenho para me poderem ajudar caso aconteça alguma coisa no treino ou precise simplesmente de açúcar, mas sobretudo não me invalido perante nenhum deles , sou um jogador tal como os outros dentro das minhas limitações, sei que tenho cuidados antes de um treino que eles não têm, sei que tenho que ter uma alimentação, se calhar um pouco mais “cuidada” do que eles, mas dentro de campo não existe nenhuma limitação, fazendo os ajustes e tendo atenção á glicemia, podemos fazer os treinos e jogos tal como eles fazem, por isso é sempre fundamental dizer e repetir as vezes que forem necessárias que a diabetes não é uma barreira para fazer desporto muito pelo  contrário, ajuda bastante a ter melhores níveis de açúcar no sangue, fazer deporto é fundamental não só para nós diabéticos mas sim para toda gente. Em relação ao DiaEuro, estive presente o ano passado e foi uma experiência ótima, poderíamos ter chegado um pouco mais longe do que os quartos de final, este ano teremos mais seleções a participarem, a qualidade está evoluir mais de ano para ano, espero um campeonato com grande qualidade, já vi e sigo muitos atletas que vão disputar o campeonato a preparem-se e treinar forte para este DiaEuro, e nós estamos a fazer o mesmo, temos vindo a treinar bem e tenho a certeza que vamos dignificar bem o nome de Portugal.”

Freixieiro, um dos guarda-redes da seleção juntamente com João Nabais irá para a sua 4ª participação em Europeus e com ganas de vencer.

Já foi eleito numa das edições anteriores o melhor guarda-redes da competição e diz que “se conseguir vencer novamente esse prémio, desta vez o primeiro lugar será para Portugal.

Freixieiro recentemente fez o Tour du Mount Blanc ao longo de 6 dias percorrendo no total 105 kms (juntamente com um grupo de pessoas com diabetes tipo 1 provenientes de países como Canadá, Brasil, Costa Rica, Reino Unido, França, Turquia, Bulgária, EUA, Eslovénia, Bélgica ou Alemanha), e refere que foi “com o mesmo intuito com que se realiza o DiaEuro: desmistificar que a patologia não é inibidora de alcançar os mais diversos feitos para quem de dela padece. O facto de ter completado este trekking na montanha mais alta da Europa só demonstra que irei com uma capacidade física e de resiliência enormes para enfrentar mais este desafio”

Celso é um dos mais velhos da equipa, mas a sua experiência no futsal é fundamental para esta seleção, “Fui jogador de futsal durante largos anos, tendo competido em todas as divisões desde a Distrital até à Nacional da primeira categoria, em equipas como a AAUTAD e o Viseu Futsal 2001. Fui orientado na 1ª Divisão por treinadores como Jorge Braz (atual Selecionador Nacional) e Pedro Palas (selecionador sub-19) e competi com nomes grandes do futsal nacional como André Lima, Pedro Costa, Naná, Nuno Dias, João Benedito, Gonçalo Alves, entre outros”.

Um país como Portugal com praias na sua costa tinha de ter um surfista, Bruno David que para além do mar, se preparou de maneira diferente este ano para tentar trazer o 1º lugar para 

Portugal, “Trabalho como instrutor de surf e professor de educação física, e na minha rotina diária, o controlo da diabetes torna-se mais simples devido á prática de atividade física. Desde que me juntei ao projeto DiabPT United, o futsal passou a ser mais uma parte ativa no meu dia a dia. Em 2016, numa fase em que ainda me habituava ás rotinas que a diabetes obriga, tive a oportunidade de treinar com o plantel da UA Olho Marinho e consegui estar presente pela primeira vez na convocatória para o DiaEuro, que se realizou em Sarajevo. Em Bratislava, será o meu terceiro europeu, e após o quinto lugar obtido na Roménia em 2017, espero que Portugal consiga o tão ambicionado título, e que a minha participação seja o reflexo de uma longa e gratificante época ao serviço da ARCD Ferrel.”

João Amorim federado em futebol desde os 8 anos de idade e estudante universitário de desporto, vai representar pelo terceiro ano Portugal no DiaEuro., 2015 na Roménia e em 2016 na Bósnia-Herzegovina. Amorim diz-nos que “em 2018 o sonho continua a ser o mesmo, trazer o caneco para Portugal.” Para ele “é um enorme orgulho pertencer novamente ao lote de convocados, pois são adquiridas grandes experiências e momentos únicos. Espero representar Portugal da melhor maneira possível e prometo que vou fazer de tudo para cumprir este sonho”

Luís Metrogos fecha o lote dos convocados, campeão distrital e finalista vencido da Taça da AF Beja pelo Baronia irá participar pela 3ª vez no dia euro. “Apesar de ser a terceira vez que sou convocado, continua a parecer como se fosse a primeira, dado que representar Portugal e por uma causa como a diabetes é sempre muito especial para mim. A minha residência é no Alentejo o que implica sempre ter de fazer uma viagem longa para comparecer nos treinos, mas são feitas com enorme gosto” A preparação da equipa DiabPT United começa muitos meses antes do DiaEuro com treinos regulares e alguns jogos”

Para o alentejano, Luís Metrogos “jogar futsal é um prazer e pretendo mostrar também que a diabetes não nos limita” 

Manuel Cardoso é o enfermeiro da equipa e refere que com a “Com a experiência adquirida nas participações anteriores sabemos que temos de evitar as variações extremas das glicemias, ou seja as hipoglicemias e as hiperglicemias. Quando estas variações acontecem, os jogadores baixam o seu rendimento no campo. Por isso o controlo metabólico é uma preocupação individual, acompanhada pela equipa técnica. Temos de supervisionar a nutrição, pois em alguns países organizadores, as quantidades de hidratos de carbono variam consideravelmente, tendo os jogadores de fazer um ajustamento das suas necessidades nutricionais, ingerindo suplementos além das refeições normais. 

Com a evolução tecnológica nos últimos anos, o controle glicémico é mais fácil atualmente, usamos agora sensores que nos indicam as tendências, podendo assim antecipar as hipoglicemias durante o esforço evitando quebras no rendimento dos jogadores.”

O enfermeiro, Cardoso, alerta ainda para o fato do enorme desgaste que esta competição tem nos atletas, cerca de 6/7 jogos em 5 dias “devido à grande quantidade de jogos num curto espaço de tempo, as lesões osteoarticulares acontecem frequentemente. Nos últimos jogos, tenho de aplicar várias ligaduras funcionais. As contusões, escoriações e hematomas também fazem parte do cenário, pois estes jogadores deixam tudo no campo e o contacto físico é uma realidade neste desporto.

Sendo todos eles atletas, que treinam e competem regularmente, sabem detetar e corrigir as variações de glicemia durante o esforço, mas este campeonato, pelas suas características próprias é um desafio, mesmo para um profissional de saúde com quase 30 anos de experiência na área da diabetes e do desporto”

O treinador principal da seleção nacional é Bruno Fuzeiro, o treinador principal da seleção nacional é Bruno Fuzeiro, com 44 anos e uma larga experiência no futsal irá participar pela 2ª vez no DiaEuro é o líder da equipa técnica que são os únicos sem diabetes no projeto, “Este projeto é muito motivador, por um lado poder defender as cores do meu país, por outro ajudar na desmitificação da diabetes, dois grandes desafios! A nível desportivo queremos sempre melhor e neste caso chegar a uma meia final seria já um sonho, mas sabemos que vai ser um campeonato muito difícil, existem seleções com muita qualidade, mas nós como lusitanos que somos iremos lutar até ao fim. A nível da diabetes, o facto de poder ajudar a demonstrar que é uma doença que não limita as pessoas, neste caso os meus atletas, é muito gratificante, mostrar que pessoas com diabetes podem praticar desporto sem qualquer limitação é para o mais importante”.

Rui Simões treinador adjunto e de guarda-redes também irá estar presente pela 2ª vez no euro “No primeiro ano fui com a expectativa bastante elevada, ia ao desconhecido, deu para vivenciar que existe muita qualidade neste europeu e que se o quisermos vencer teremos de trabalhar muito bem”. Sobre o fato de ser treinador de uma posição tão especifica no futsal, o mister Rui, refere que “É fantástico trabalhar com guarda-redes, estive esta temporada ao serviço do Tires e a única diferença que existe no treino é adaptação do tempo que temos de treino e tentar minimizar ao máximo o erro dos nossos guarda-redes, visto que nenhum faz competição”

O mister Rui, foi um dos felizardos que teve oportunidade de vivenciar ao vivo, o feito da seleção nacional A de futsal em Liubliana “espero que consigamos alcançar também o título neste Europeu, é uma semana de competição muito dura, iremos provavelmente fazer 7 jogos em 5 dias, a preparação está praticamente feita, vamos com ganas de vencer e esperamos ser felizes” 

César Lopes, é também um dos treinadores adjuntos da equipa, é também ele um dos estreantes em europeus, “as minhas expectativas são altas. Tenho muita confiança na equipa e no trabalho que desenvolvimentos ao longo destes meses, contudo temos a noção clara que a qualidade e competitividade vão imperar neste DiaEuro por parte das restantes seleções. Vai ser um DiaEuro competitivo e desgastante, porém estamos certos que nossa equipa concentrada e focada conseguirá alcançar o objetivo final”.

A Zona Técnica Futsal deseja à Seleção Nacional de Pessoas com Diabetes uma excelente competição e vai tentar acompanhar os resultados da seleção.




Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade